Desafios da proteção social em Manaus

Conceição Sampaio

Em entrevista exclusiva ao Blog da Floresta, a Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Conceição Sampaio, falou do trabalho realizado, dos desafios da proteção social em Manaus e dos impactos da crise da Venezuela na capital amazonense. Continua o acolhimento aos refugiados.

“Sou agradecida a Deus e ao Prefeito de Manaus, Artur Neto, pela oportunidade de trabalhar nesta secretaria. Os desafios da proteção social no Brasil são muito grandes. O desemprego, principalmente, gera um impacto em toda a sociedade. Um exemplo é a crise da Venezuela e todo o impacto dos refugiados na capital”, salientou a secretária Conceição Sampaio.

Proteção social em Manaus

“No caso da enchente acontecida no bairro Educandos já foram assistidos duas mil famílias com o beneficio do auxilio aluguel. Temos vinte Centros de Referência de Assistencia Social (CRAS). Temos cozinhas comunitárias atendendo com 1 200 pratos de refeição/dia grátis; dois restaurantes populares na Compensa e no Parque do Idoso atendendo com prato no valor de R$ 1,00.” salientou a Secretaria da Semasc

Destacou ainda que são 250 mil famílias cadastradas no Cadastro Único (CAD) e que recebem bolsa família e auxilio aluguel, além de serem contemplados com outros benefícios

Acolhimento a refugiados venezuelanos

No caso dos refugiados e migrantes venezuelanos que chegaram à Manaus desde 2016, a secretaria da Semasc informou que a operação acolhida em parceria com instituições privadas e públicas tem abrigado 700 pessoas de etnias indígenas e outras da Venezuela em três abrigos (Tarumã, Coroado e próximo Aleam). “Temos dado assistência em saúde. As crianças foram vacinadas e estão estudando. Foi reformado o terminal rodoviária para dar mais comodidade. Temos feito o traslado para outros estados e agora estamos tentando solucionar daqui para frente, pois continuam chegando. A responsabilidade é do governo federal, mas a prefeitura de Manaus tem trabalhado para dar assistencia”, finalizou.

Reportagem: Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here