A vacinação usaria todas as zonas eleitorais da capital e interior do Estado, como acontece no dia da eleição, segundo Delegado Pablo.

Mais de dois milhões de pessoas em todo Amazonas podem ser vacinadas em apenas um dia e, dessa forma, conter o avanço do coronavírus no Estado. A vacinação usaria todas as zonas eleitorais da capital e interior do Estado, como acontece no dia da eleição.

O projeto, chamado de Dia da Vacinação Democrática, foi idealizado pelo deputado federal Delegado Pablo (PSL-AM) e pelo servidor do Tribunal de Justiça do Amazonas, Messias Andrade. A proposta, contendo detalhes da execução, foi apresentada ao Ministério da Saúde e poderá ser usada em todo Brasil.

De acordo com o projeto, as escolas e zonas eleitorais seriam transformadas em locais de votação para receber a campanha de imunização. “Como em toda guerra, a batalha contra o novo coronavírus precisa de estratégias já testadas, como acontece nos dias de votação. Não podemos nos dar ao luxo de errar”, afirmou Pablo.

O cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) seria usado para conferir o nome e a idade das pessoas que receberiam a vacina e, dessa forma, evitar fraudes. A estimativa é que o processo de vacinação leve, no máximo, três minutos para cada pessoa.

A aplicação das vacinas seria feita por homens das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e das Forças de Segurança, que teriam também a missão de levar os imunizantes aos locais mais distantes do Amazonas e outros Estados.

“O processo eleitoral alcança todos os locais do País, por isso pode ser usado para levar vacinas a toda população”, planeja o deputado. “Em Manaus, por exemplo, temos algumas dezenas de pontos de vacinação. Em contrapartida, existem 3.270 locais de votação”, comparou. “Se cada uma dessas seções eleitorais for transformada em posto de vacinação, multiplica-se em centenas de vezes o alcance da vacina”, acrescentou.

No projeto encaminhado ao governo Federal, Pablo argumenta que entre os meses de março a dezembro de 2020, o Amazonas teve 5.285 mortes causadas pelo coronavírus. E nos primeiros dois meses de 2021 foram confirmadas 5.575 mil mortes por causa da doença.

Com a previsão da chegada de mais vacinas ao Brasil nos próximos meses, somado à produção nacional, torna-se necessária a criação de um plano eficiente de imunização em massa, cobrindo todo o País num único dia.

“Somente com a vacinação em massa, num curto espaço de tempo, conseguiremos conter o avanço da doença e o surgimento de variantes do coronavírus”, propôs o deputado.