Defensoria Pública Itinerante alcança recorde de atendimento em Itacoatiara

dpe-am-itacoatiara1Após dois dias de atividades, a oitava edição do Programa Defensoria Pública Itinerante (DPI), promovido pela Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), alcançou recorde de atendimento com mais de 300 pessoas assistidas com  orientações jurídicas na área de Família, atividade principal do DPI.

dpe-am-itacoatiara2Essa foi a segunda vez que o programa foi a um município do interior do Estado para a ação, o primeiro foi em Iranduba, no mês de setembro, e agora em Itacoatiara. As duas edições somaram aproximadamente 1 mil assistidos. O defensor público geral do Estado, Ricardo Trindade, participou da ação em Itacoatiara na última sexta-feira, 10 de outubro, e destacou a importância do programa e sobre a responsabilidade da Defensoria Pública com os cidadãos carentes. “É de suma importância atuação do programa nessas comunidades. Nossa missão é garantir integralmente os direitos do cidadão e orientá-los por meio de equipe capacitada para solução, não apenas jurídica, mas com o acompanhamento sócio assistencial de cada um deles”, pontuou Trindade.

A coordenadora do Programa Defensoria Pública Itinerante, defensora pública Caroline Braz, revelou que os atendimentos superaram todas as expectativas previstas para esta edição e afirmou que os trabalhos vão continuar no interior. “A ação foi um sucesso e a partir disso vamos eleger, junto com a Administração Superior, as prioridades para fechar um calendário ordinário para as atividades do DPI nos municípios da região metropolitana”, afirmou a defensora pública.

dpe-am-itacoatiara3Roseane Oliveira, 19, foi em busca dos serviços da Defensoria Pública para solicitar pensão para sua filha de apenas 3 anos e ressaltou a qualidade no atendimento recebido. “Os atendentes nos receberam muito bem e, além disso, o atendimento foi rápido. Resolvemos tudo”, comemorou a dona de casa. Separados há seis anos, Maria Silva Gama e Valdecy da Silva Gama aproveitaram a presença do DPI para oficializar a separação. “Ainda não tínhamos tido a oportunidade de requerer o divórcio. Com o atendimento itinerante da Defensoria Pública conseguimos resolver nosso problema”, relatou Maria. Para o seu ex-companheiro, o DPI foi uma solução para a construção da sua nova família. “Agora posso oficializar o meu matrimônio com minha atual esposa, graças ao atendimento eficaz dos defensores públicos e dos assistentes”, disse Valdecy Gama.

dpe-am-itacoatiara4O DPI é um programa destinado a promover atividades jurídicas para população carente com fulcro primordial de conciliações extrajudiciais e em ações judiciais como divórcios, pensão alimentícia, retificação de registros, guarda de menor, reconhecimento de união estável, regularização de visita, retificação de certidões de casamento e nascimento, registro de nascimento tardio, investigação de paternidade, entre outras ações consideradas de natureza consensual.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here