Corrida pela Vida da Fundação Hemoam reúne mil pessoas neste domingo (24)

Foto: Divulgação

Mil pessoas participaram da 17ª edição da Corrida Pela Vida, que aconteceu na manhã deste domingo (24/11), partindo do estacionamento da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), na avenida Constantino Nery, seguindo a avenida Theomário Pinto (antiga Darcy Vargas), até chegar na avenida Pedro Teixeira, totalizando um percurso de 5 km.

Após 12 minutos e 17 segundos de prova, o atleta Juarez Rosa Silva foi o primeiro a completar a corrida. “É muito importante salvar vidas. Queria parabenizar a Fundação Hemoam pela corrida que une duas coisas muito importantes: a qualidade de vida e saúde e o incentivo à doação de sangue. Fico feliz de fazer parte disso”.

A corrida premiou os cinco primeiros colocados nas categorias masculino, feminino e doadores de sangue. Entre os corredores, estava também Socorro Reis. Ela começou a correr na edição de 2017 justamente na Corrida pela Vida da Fundação Hemoam. Ela já era doadora de sangue e decidiu também começar a correr.

“Essa é uma corrida que eu não perco. Quero sempre participar. Porque sei da importância do ato da doação. Eu mesma precisei de sangue uma vez pra uma cirurgia e foi aí que comecei a doar e agora a correr também”.

O diretor técnico e médico hematologista da Fundação Hemoam, Rodrigo Leitão, ressalta que o espírito da solidariedade é um dos objetivos da corrida. Além disso, o evento também arrecada fundos para serem revertidos em melhorias no atendimento de crianças e adultos em tratamento na Fundação Hemoam.

“Os tratamentos têm um custo alto e quando há uma situação de urgência a gente consegue suprir a demanda com recursos oriundos desse tipo de ação”, Rodrigo Leitão.

São centenas de pacientes com doenças no sangue atendidos na Fundação. Alguns deles estiveram na corrida como voluntários. Eles foram convidados a entregar as medalhas para os corredores. Muitos ainda estão em tratamento, outros como o Leandro Moraes, já estão curados. Leandro teve leucemia e conseguiu fazer transplante de medula óssea. Hoje está saudável e só faz consultas de rotina na Fundação Hemoam.

“Eu me emociono muito presenciando a Corrida pela Vida porque eu sei que aqui tem pessoas que doaram sangue pra mim e por conta dessas pessoas eu sou grato porque estou aqui”.

A corrida ainda arrecadou pacotes de fralda e leite. A doação será destinada ao Grupo Raio de Sol, entidade sem fins lucrativos que apoia as famílias de pacientes infantis do Hemoam com ajuda social. O evento marca o início das comemorações pelo Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro.

Novembro – O mês de novembro foi escolhido por anteceder um período crítico nos estoques de sangue de todo país em virtude das férias, datas comemorativas de fim de ano, além do Carnaval. O objetivo do mês é sensibilizar para o ato solidário da doação de sangue, independentemente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

Sobre o Hemoam – A Fundação Hemoam é o órgão do Governo do Amazonas responsável pelo provimento de sangue e segurança transfusional para todo o Estado, que anualmente viabiliza a circulação de aproximadamente 26 mil litros de sangue para transfusões. A Fundação é referência no tratamento de pacientes adultos e infantis com câncer e outras doenças do sangue, tais como as leucemias e anemias falciformes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here