Comunidade carente de Manacapuru recebe biblioteca dos alunos da Faculdade Martha Falcão

biblioteca manacapuru01

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José da Luz, localizada na  comunidade do bairro da Liberdade, no município de Manacapuru (distante 84quilômetros da capital) recebeu na sexta-feira (7), acadêmicos e a professora Msc. Elizabeth Duarte Cavalcante para a inauguração de uma biblioteca comunitária, fruto do projeto “Viagem do Saber”.

Sobre o Projeto – O Projeto Viagem do Saber foi idealizado pela professora Elizabeth na disciplina de Comunicação Comunitária, do curso de Comunicação Social em Jornalismo, e executado pelos acadêmicos do 7° período do curso. O projeto teve por objetivo arrecadar livros novos e usados de literatura infanto-juvenil, além de didáticos e paradidáticos. A campanha para a captação dos livros começou em junho de 2012 e se estendeu até setembro, uma grande mobilização foi realizada através de anúncios com cartazes fixados na própria faculdade, em outras faculdades, em instituições públicas e através de uma fanpage no facebook, onde as pessoas podiam levar os livros que gostariam de doar até o prédio da Faculdade Martha Falcão (FMF), localizada no Bairro Adrianópolis. Pessoas de todos os cantos da cidade de Manaus se mobilizaram e participaram da campanha, por ser destinada a uma comunidade carente do município de Manacapuru.

biblioteca manacapuru03
A biblioteca está dividindo o lugar com um centro de mídias, mas está todaequipada com mesas, cadeiras, e estantes também doadas por empresários e pessoas simples que se dispuseram a ajudar. História da Escola – A Escola José da Luz é de ensino fundamental e estudam crianças do 1° ao 5° ano. Foi fundada em março de 1985, na administração do prefeito municipal Paulo da Cunha Freire. Em 1996 foi inaugurada, com estrutura de alvenaria, pois antes possuía apenas duas salas numa casa de madeira, assim passou a oferecer mais conforto e segurança para o corpo docente e discente, melhorando as condições para o desenvolvimento da Educação. Só no ano de 1997, a referida escola foi oficializada pelo Decreto n° 416 datado de 17/12/97. José da Luz é uma escola localizada em uma comunidade carente do bairro da Liberdade em Manacapuru, onde estudam crianças até os 10 anos de idade.

As Escolas Municipais do município não possuem bibliotecas, segundo o diretor da escola, Francisco de Canindé, 44, ele falou da alegria de poder contar com uma biblioteca no local. “Qualquer escola que se preze deve ter uma biblioteca, nos foi dada essa chance e nós agarramos com toda força, não se perde oportunidade como essa”, enfatizou o diretor.

biblioteca manacapuru02

Para ele que já está na direção da escola há 3 anos, o espaço vai ajudar muito na formação das crianças, que antes não contavam com essa oportunidade de possuir um local destinado à leitura e falou do significado do projeto para a comunidade. “O Projeto Viagem do Saber é um prêmio para nós, a comunidade só tem a ganhar e a agradecer”, disse Canindé.

A professora do 5° ano, Artemiza Barbosa, 40, também expressou sua alegriacom a inauguração da biblioteca. “É um instrumento que vai ajudar, poisn oferecerá mais conhecimento para os professores e para os alunos é um espaço que não possuíam, pois aqui é um bairro de periferia”, contou Artemiza. Ela relatou ainda, que os pais de muitas crianças não entendem o valor da leitura para as crianças, mas que com certeza o reconhecimento de quanto a leitura é importante para a formação das crianças virá em longo e imediato prazo.

Vitória da Silva Mesquita, 10, é uma das crianças que estuda na Escola José da Luz e participou da festa de inauguração. A pequena se expressou de forma simples, mas com muita alegria. “Pra mim isso é muito bom, eu gosto muito de ler e vou aproveitar muito agora”, disse empolgada. Atividades na manhã de inauguração – A manhã que marcou a inauguração da biblioteca da EMEF José da Luz foi marcada por várias atividades. Logo na chegada da professora Elizabeth e acadêmicos aconteceu a solenidade oficial de inauguração com a presença do diretor, professores e alunos da escola, onde anexaram a placa confeccionada especialmente para o momento e que está fixada na entrada da biblioteca. Logo após, houve a apresentação de um teatro de fantoches, realizada pelos acadêmicos da FMF, em seguida uma honrosa apresentação da orquestra formada pelas crianças da José da Luz, capoeira e apresentação de um coral formado também pelas crianças da comunidade.

biblioteca manacapuru04

Continuidade do Projeto Viagem do Saber – O projeto não terminou, esse é apenas o começo. A Faculdade Martha Falcão (FMF), se comprometeu em enviar mais livros de literatura infanto-juvenil para a biblioteca, enriquecendo assim o acervo do local e contribuindo para a prática da leitura na comunidade do bairro da Liberdade em Manacapuru.///Sara Matos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here