Rio Preto: Comunidade Beija Flor I comemora o Dia do Índio

comunidade-beija-flor 01

O dia 19 de abril foi instituído como o Dia do Índio pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei, nº.5543/43 e tem como função, relatar os direitos indígenas e fazer com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na história do Brasil.

Só no Amazonas, são 168,680 mil indígenas autodeclarados, a maior população indígena do país, segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo 29 mil no Município de São Gabriel da Cachoeira, 15 mil em São Paulo de Olivença, 14,9 mil em Tabatinga e 10,9 mil em Santa Izabel do Rio Negro, estes municípios se destacam entre os cinco com maior indígenas residentes, entre eles está a capital São Paulo com 13 mil índios.

A equipe do BLOGdaFLORESTA esteve em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) na Aldeia Beija Flor I, que reúne 9 etnias entre Muras, Satere Maue, Tukano, Dessano, Twika, Baré, Arara, Marubus e Apurinã, totalizando 120 pessoas entre adultos e crianças.

comunidade-beija-flor 02

Segundo o cacique Sérgio Campos Sampaio (Ahsirõ na língua indígena), que também é presidente da Associação Etno Ambiental da Aldeia,  a comemoração do Dia do Índio é importante, porque é o momento que as pessoas “brancas” ficam conhecendo um pouco da cultura, tradição e costumes dos povos indígenas. “É um momento em que nos reunimos e apresentamos nossos rituais, danças e comidas típicas para as pessoas de fora da aldeia”, disse, acrescentando que o evento traz toda a comunidade de Rio Preto para dentro da Aldeia.

O cacique não escondeu a tarefa difícil que é, manter os costumes e a tradição nos dias atuais. “Apesar da dificuldade estamos superando, através da escola de educação indígena (essa oferece as duas línguas: português e indígena), do apoio da prefeitura, das lideranças indígenas e dos próprios pais que falam da importância de se manter a cultura”, destacou. Ahsirõ frisou que o papel da Aldeia Beija Flor I é defender a terra para que a cultura não se acabe.

comunidade-beija-flor 03

Durante a visita a Comunidade Indígena, a reportagem do BLOGdaFLORESTA teve a oportunidade de acompanhar a visita de uma escola municipal de ensino infantil que todo ano, na semana de comemoração ao Dia do Índio, visita a Aldeia Beija Flor I para que os alunos possam acompanhar de perto as atividades da Aldeia, como a confecão de artesato, entre outros. Na ocoasião, as crianças puderam aprender uma dança indígena ensinada por três índias da Aldeia. 

Programação da Beija Flor I para o dia de hoje

Em comemoração ao Dia do Índio, a Aldeia preparou uma programação especial, a qual envolve todas as famílias da Beija Flor I e a qual consegue trazer muitas pessoas do município. “Vem muita gente da cidade para cá para participarem das nossas atividades”, disse o cacique Ahsirõ.

Pela manhã 

9h:Café da manhã;

9:30: Pronunciamento de lideranças indígenas, prefeito e secretários;

10:00 Canto Indígena na língua Tukana.

10:30 Ritual Indígena, apresentado pelas crianças das Aldeia.

11:00 Apresentação de uma Escola Municipal (Teatro)

11:40 Ritual Indígena (Flauta)

12:00 Parada para o almoço

Tarde 

14:00 Jogos Indígenas: Arco e Flecha, Lança e Zarabatana (sopro-pontaria)

15:00 Ritual indígena (Dança entre 6 homens e 6 mulheres)

17:00 Encerramento com a premiação dos vencedores dos jogos, com premiação para o 1º. E 2º. Lugar, sendo R$ 100 para os primeiros lugares e R$ 50  para os segundo lugares em cada modalidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here