Como vender através da Internet: as piores falhas que você pode ter

Eu realmente queria escrever sobre como vender pela Internet, mas queria fazê-lo de um ponto de vista mais simples e “pessoal”. 

Eu te aviso que não há nenhuma regra mágica para ficar rico vendendo na Internet, mas eu sei qual é a pior coisa que você pode fazer para não vender nada e falhar. Você quer saber?

Embora vender no Internet seja difícil, vai passar a ser mais simples depois de ler esta matéria. 

Eu não estou falando de colocar um anúncio nas páginas clássicas de compra e venda, mas algo mais “sério”, como criar uma loja online ou usar seu blog profissional para vender coisas na Internet.

Então, em vez de explicar a você como vender pela Internet passo a passo com mil trilhões de coisas que você vai esquecer amanhã, eu acho que eu posso simplesmente explicar quais os piores erros que você não deve fazer.

Erros a evitar se você quiser vender através da Internet

As vendas online não são simples. E todos cometemos erros. De forma a evitar que você os cometa, conheça os piores. 

1. NÃO o diferencie

Demasiadas pessoas têm este problema. Eles procuram negócios lucrativos na Internet, copiam uma ideia (que eu acho boa, na verdade), mas depois não a “transformam” para oferecer o que as pessoas precisam e os outros não oferecem. 

No final, eles clonaram algo que já existe para vender pela Internet, não trazem nada de novo e, logicamente, sua concorrência se aproveita deles.

Vender começa com vender a si mesmo (a sua marca se preferir), porque esse pode ser um dos fatores de diferenciação mais claros e importantes. 

Então, primeiro faça sua contagem e mostre suas habilidades, mesmo que elas não tenham nada a ver com o que você vende.

Sério, se você vai fazer a mesma coisa e da mesma forma que outras pessoas já estão fazendo em seu site ou blog, é melhor não se preocupar em começar… Você vai economizar muito tempo e dinheiro.

2. NÃO dê confiança

Se a princípio eles não confiam em você ou no que você “vende” de graça (seja sua forma de escrever, seu conteúdo gratuito, o design de seu site ou blog, etc.) imagine se isso vai custar dinheiro a eles….

Há inúmeros aspetos que ajudam a reforçar a confiança que você dá aos seus clientes ou potenciais clientes ao vender através da Internet, mas vou dizer-lhe um par que para mim são fundamentais.

2.1 – Tempo

É inevitável. Até mesmo o Google usa o tempo em que um site tem estado por perto como um fator de confiança. Se o seu site ou blog é mais de um ano de idade é porque você é sério sobre isso, e essa experiência também é percebida por seus clientes.

Há pouco que você possa fazer neste aspecto mais do que dar o melhor de si desde o início, para fazer com que sua experiência conte com o tempo. 

2.2 – Conteúdo útil

E, portanto, a importância do marketing de conteúdo e blogs, porque hoje eles são os meios por excelência para oferecer conteúdo útil com o qual você pode fortalecer essa relação de confiança entre você e seus leitores.

Se, por exemplo, você vender bolsas de couro, seus clientes ou potenciais clientes certamente vão agradecer por explicar em seu blog como limpar o couro das bolsas ou como evitar que elas se deteriorem.

3. Não prove o que você vende

Você montou uma linda loja online. Mostra do que és capaz, que sabes fazer o que dizes que sabes fazer, ou que este produto vai realmente fazer o que dizes que faz.

Não sei se você se lembra de um vídeo que Enzo Vizcaíno gravou anos atrás e que se tornou viral ao tocar e cantar seu currículo no metrô. Então, demonstrando do que ele era capaz, conseguiu um emprego na televisão, e ultimamente está fazendo shows teatrais com outros comediantes de rádio, televisão, teatro e internet.

E precisamente para oferecer uma amostra do produto, para deixar alguns dias de teste ou para fazer uma demonstração do que você vende, ajuda que o cliente acabe comprando.

4. NÃO use depoimentos ou críticas

Porque devo confiar em ti e no que me queres vender? As coisas como elas são, nós prestamos mais atenção a outras pessoas que compraram do que àquele que está vendendo para nós, que pode querer apenas vendê-lo para nós a todo custo….

Se meu vizinho me diz que a nova padaria que abriram tem um pão delicioso, não tenho que duvidar de sua intenção e certamente irei lá amanhã para comprar um pão.

Amazon (que parece saber algo sobre vendas) a primeira coisa que ele mostra em seus produtos é a foto, o nome do produto e as opiniões dos clientes. Mesmo antes do preço.

E está provado que os testemunhos e opiniões de hoje continuam a ser fundamentais tanto no negócio online como offline. Eu posso garantir que hotéis e restaurantes batem seus concorrentes para obter boas críticas em páginas como TripAdvisor.

Estas são somente 4 dicas do que você não deve fazer online. Mas, acredite que já são fatores importantes. 

 

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