Combater a Violência no Trânsito deve ser um compromisso de todos

“Nós somos o trânsito” . Com esse slogan definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Manaus se mobiliza para despertar em motoristas, pedestres, ciclistas e todos que compõem o trânsito,  o sentimento de torná-lo um espaço mais seguro.  Orientações a pedestres e outras ações educativas fazem parte da programação da 4ª Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito, que acontece até o dia 28 de março.

A Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito foi instituída em 2014 como um alerta para combater a imprudência no trânsito. A proposta é lembrar o acidente no dia 28 de março daquele ano, que resultou na morte de 16 passageiros de um micro-ônibus que trafegava na Av. Djalma Batista.

Além de Manaus, todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito vão utilizar o slogan como marca da programação que será realizada até o dia 28 de março.  Na capital amazonense, educadores e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) fazem as atividades nas vias da cidade.

Além do trabalho das equipes do trânsito , é sempre bom relembrar que o comportamento responsável e o respeito às normas de trânsito, fazem a diferença no cotidiano . Manter a atenção, ser gentil e adotar um comportamento responsável ao volante evita conflitos,  contribui para um trânsito mais seguro e, assim,  reduz o número de acidentes e mortes. No trânsito, as decisões e atitudes de cada um,  refletem sobre todos os outros que também circulam nas rodovias e vias urbanas.

Confira a programação

Abertura da Semana

Dia 26/03: Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans)  em trabalho de orientação na avenida Autaz Mirim, trecho próximo à avenida Hilário Gurjão, uma das áreas com maior ocorrência de vítimas fatais em acidentes de trânsito de Manaus.

Dia 27/03: Abordagem educativa a motociclistas. Ação com o “Cine-Moto”, que consiste em encaminhar motociclistas – flagrados em irregularidades de trânsito – para uma sessão de cinema educativo que informa o comportamento correto desses condutores.

Dia 28/03: Encerramento da Semana, com inauguração do memorial em homenagem às vítimas no local do acidente do dia 28 de março de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here