Coca-Cola anuncia refrigerante feito com açaí do AM

coca-cola-açai

Após anúncio que a multinacional Coca-cola irá comprar mais de 300 toneladas de açaí de produtores rurais do Amazonas para fabricação de refrigerantes, o deputado estadual Tony Medeiros defendeu mais apoio do Governo do Estado para o plantio e escoamento do fruto.

De acordo com o deputado, uma nova etapa na economia amazonense acaba de ser aberta, gerando renda principalmente no interior, onde as oportunidades de emprego são raras.

“A Coca-Cola vai produzir um novo refrigerante, que contém suco de açaí, por isso irá comprar mais de 300 toneladas do fruto cultivado no interior do Amazonas”, explicou o deputado.

Embora a notícia da geração de empregos seja positiva, a comercialização do açaí depende do plantio e escoamento do produto, que há séculos é feito de modo artesanal. “Enquanto em outros Estados a produção agrícola é mecanizada, com máquinas para plantar e colher, no Amazonas os agricultores trabalham como no século passado, sem qualquer tecnologia”, destacou Tony.

O escoamento da produção também enfrenta problemas, com estradas e ramais esburacados, além da falta de portos nas comunidades rurais. “Como vamos vender toneladas de frutos se não temos como escoar a produção e entregá-la aos compradores”, questionou o deputado.

Por conta desses problemas, o parlamentar solicitou ao Governo do Estado, mediante a Secretaria de Produção Rural (Sepror), a criação de um instituto para apoiar exclusivamente a produção do açaí. A ideia é incentivar que municípios como Codajás, Carauarí, Boca do Acre, Manacapuru e Humaitá, onde existe aptidão natural para a produção do açaí, ampliem sua produção.

Se tudo acontecer como o planejado, disse Tony, em breve a Coca-Cola poderá vender o refrigerante com açaí para outros países, ampliando ainda mais a necessidade de aquisição do fruto. “A Coca-cola anunciou que irá beneficiar inicialmente mais de 2,5 mil produtores rurais do Amazonas. Se o projeto der certo, esse número poderá ultrapassar 10 mil produtores”, completou Tony.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here