CMM inaugura Memorial da Política em Manaus

A tecnologia foi um aliado fundamental para divulgação do material exposto no memorial
A tecnologia foi um aliado fundamental para divulgação do material exposto no memorial

Em comemoração ao aniversário de Manaus, o presidente da Câmara Municipal de Manaus, Bosco Saraiva, junto aos demais vereadores da Casa inauguraram nesta quarta-feira (23), o Memorial da Política em Manaus, onde através da tecnologia de ponta é contada a história da CMM. O projeto foi resultado do trabalho de vários profissionais da região, entre eles Antônio Diniz e Simão Pessoa.

O projeto inicia sua primeira fase com painéis digitais, onde o público pode acessar a qualquer dado histórico dos políticos que fizeram parte da daquela casa legislativa. O presidente Bosco Saraiva, muito emocionado, disse que aquele momento representa um de seus objetivos pessoais e que hoje se tornou uma realidade, lembrar de grandes homens. “A política é bela é nobre, às vezes atropela, mas continua sendo um instrumento para melhorar a vida de todos mesmo quando se trata de homens simples, contudo podem se destacar também”, afirmou Bosco.

Bosco Saraiva em companhia do vereadores da CMM ficaram emocionados com o novo espaço
Bosco Saraiva em companhia do vereadores da CMM ficaram emocionados com o novo espaço

O realizador do projeto, Dori Carvalho, asseverou que as grandes dificuldades foram a coleta de dados, a procura da história em imagens e documentos. Entretanto, a procura de dados dos políticos mais antigos foi a fase considerada mais difícil. “A busca dos objetos é um garimpo, mas isto significa que o trabalho foi árduo. Procurando em várias fontes com datas diferentes e conferi-las para poder encontrar aquele documento que realmente representa a verdade”, relatou Carvalho.

A primeira etapa do memorial é apresentada usando recursos audiovisuais modernos para que a população possa entender de forma mais interativa, especialmente os estudantes que poderão conhecer melhor a história dos políticos da nossa capital,  a vida dos mais de 50 presidentes dessa Casa Legislativa, além dos vereadores que se destacaram tanto pela sua capacidade quanto pelo seu carisma.

A política continua sendo um instrumento para melhorar a vida de todos mesmo quando se trata de homens simples, disse Bosco Saraiva
A política continua sendo um instrumento para melhorar a vida de todos mesmo quando se trata de homens simples, disse Bosco Saraiva

Fatos históricos, fotos de vereadores dentre outros dados destacados fazem parte do acervo histórico da memorial da CMM. Entre as personalidades estão os ex-senadores Fabio Lucena, Jeferson Péres, João Bosco Ramos de Lima e o governador do Amazonas Omar Azis, dentre outros políticos.

Entre as relíquias do memorial na década de 70 se sobressaem as fotos do ex-senador Fábio Lucena (1972 – 1976), nascido em Barcelos que foi eleito por dois mandatos e morreu (1987) deixando sua marca na política do Amazonas. A filha Tatiana Lucena disse que seu pai foi sinônimo de coragem e honestidade, o que falta muito hoje no cenário político brasileiro.

Foi anunciado que no segundo momento o memorial a ser ampliado contará com objetos e estatuetas de personalidades da política amazonense. Neste primeiro momento, o horário do memorial para o público será de segunda a sexta-feira das 8:00h as 14:00h.///Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here