‘Cidadania Inclusiva’ pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

cidadania-inclusiva-bdf-1O Centro de Convenções Vasco Vasques foi palco ontem (07) do evento “Cidadania Inclusiva”, em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrada no dia 03 de dezembro. A iniciativa foi do Governo do Amazonas através da Sejusc, Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), do Fundo de Promoção Social (FPS) e Amigos Solidários entre outros.

cidadania-inclusiva-bdf-5Durante o evento, pessoas com deficiência e seus familiares usufruíram de diversos serviços como: emissão de documentos, orientações jurídicas, previdenciárias, atendimentos de saúde, entre outros. O evento teve como objetivo conscientizar a sociedade para a igualdade de oportunidades a todos os cidadãos; promover os direitos humanos; sensibilizar a população sobre assuntos da deficiência e temas relacionados; celebrar as conquistas alcançadas e pensar maior inclusão desse segmento na sociedade. 

Parcerias para atender as demandas 

cidadania-inclusiva-bdf-2O funcionário da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), Carlos Pereira, disse que este tipo de ação é importante porque convocam a muitas instituições que trabalham com pessoas com deficiência e essa relação e intercambio é fundamental no atendimento as demandas. Ele informou que a Seped realiza o encaminhamento das necessidades destas pessoas, seja na área da saúde, documentação e outras campanhas dirigidas a chamar a atenção da sociedade para a inclusão de pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental, intelectual, autismo ou múltipla para assegurar o exercício pleno dos seus direitos humanos. 

cidadania-inclusiva-bdf-6O chefe do Departamento de Cidadania da Secretaria do Estado, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Esaú de Almeida Cruz agradeceu a todos os profissionais que trabalharam neste evento de inclusão de cidadania. “Estamos em parceria com o Instituto de Identificação do Amazonas para emissão de identidade (1ª e 2ª vias) com a Setrab para emissão de carteira de trabalho, com a Ouvidora do Estado para a emissão do CPF, com a Sejusc para facilitar a foto e copia de documentos e os Amigos Solidários com serviços de embelezamento e massoterapia. 

cidadania-inclusiva-bdf-3O médico do Centro de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (CSO), Cleverson Redivo, disse que trabalham junto ao Distrito Industrial na emissão de laudo meédico para as pessoas com deficiência, fazemos um mutirão por mês, com cem atendimentos, a pessoa apresenta documentos de identificação e outros para avaliar. A maioria apresenta deficiência física por acidentes de transito e de trabalho, muitos procuram para continuar sua vida, para sentir se uteis, tem pessoas com lesões após a vida adulta e precisam de acompanhamento psicológico”. 

 

O diretor Geral da Oficina ortopédica (Clinica Antônio Aleixo), Jose César de Carvalho disse “ a oficina ortopédica funciona desde 2013 é a única habilitada no estado do Amazonas, fazemos o possível para atender a demanda que é principalmente de Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Eirunepé e outros. A maior demanda é de órteses, que é um mecanismo para corrigir os problemas adquiridos pela deficiência no pé, joelho e mão que tem maior demanda para melhorar a postura”. Maiores informações no celular 981825430 com Ronaldo. (Texto e Fotos: Mercedes Guzmán)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here