Chico Preto: “Me sinto honrado de fazer parte da construção de um Amazonas que procura gerar oportunidade para o seu povo”

chicopreto blogdafloresta01

 

Marco Antônio Souza Ribeiro da Costa, mais conhecido como Chico Preto, 43 anos, casado, pai de dois filhos, bacharel em Direito, é Deputado Estadual no seu segundo mandado pelo Partido Social Democrático (PSD). Já foi vereador por três vezes, tendo presidido por dois anos a Câmara Municipal de Manaus. O deputado Chico Preto concedeu uma entrevista exclusiva ao BLOGdaFLORESTA, onde fala sobre vários assuntos, entre eles sua luta por um Amazonas melhor.

BLOGdaFLORESTA: O senhor já foi vereador por três vezes. Fale um pouco dessa experiência.

Dep. Chico Preto: A experiência que tive na Câmara, fazendo uma comparação grosso modo, foi um “reboco” para as construções da minha vida política. Ter passado pela Câmara, a exemplo de outros parlamentares que hoje chegaram à prefeitura, serviu de lição principalmente pelo fato de Manaus ser a maior cidade do Estado tanto em termos populacionais quanto econômicos. Você adquire um bom conhecimento e desenvoltura para lidar com uma série de situações.

BLOGdaFLORESTA: Qual a avaliação que o senhor faz, em termos de qualidade, da representação dos nossos políticos?

Chico Preto: Isso é muito relativo porque o sistema que temos permite que as pessoas que possuem o mesmo sentimento, que encontram uma convergência, por exemplo, embora fulano não me represente 100% eu votei nele, pois tem um pensamento extremamente válido e por isso recebeu o meu voto. Eu não acredito que um parlamento de castas, ou seja, só médicos, advogados, doutores nisso ou aquilo vai resolver o problema. A representação popular é diversificada. Miscigenação de classe, de condição socioeconômica é válida, a tradução do sentimento que levou aquela pessoa a representar certo segmento tem que estar dentro das regras do parlamento.

BLOGdaFLORESTA: Fale um pouco dos seus projetos de lei enquanto vereador.

Chico Preto: O grande desafio de um parlamentar é fazer com que aquilo que ele defende se torne lei, depois ao se tornar lei se torne de conhecimento amplo, por que a lei efetivamente não se cumpre por si só, mas por determinadas situações. Cito como exemplo a Lei das Filas que é de minha autoria. Se você vai a um banco e lá estão disponibilizando as fichas, pode acontecer de dar problema na máquina e a agência ser multada por isso, mas em regra geral eles têm o equipamento. O parlamentar defende e cria um instrumento para que as pessoas usem em seu favor. Por sua vez, o pai de uma boa lei não apenas a cria, mas se empenha para que a lei “pegue”, fazendo sua divulgação para a população que ao tomar conhecimento começa a exercer a sua cidadania.

chicopreto blogdafloresta02

BLOGdaFLORESTA: Seu nome é um dos mais cotados à presidência da ALEAM. O que o senhor tem a dizer?

Chico Preto: Presidir a Assembleia por certo é motivo de orgulho para qualquer deputado. Digo que objetivamente os 24 deputados gostariam de ser presidente da Casa. Esse processo vai afunilando principalmente agora com o final da eleição e eu penso que devemos fazer um esforço para que ele aconteça de maneira serena, sem divisões e com propostas. O eleitorado são os 24 deputados, eventualmente posso ser candidato, mas sou eleitor também. Tudo isso é motivo de satisfação, mas preciso percorrer o caminho interno de meu partido para que eventualmente possa chegar munido e de forma serena, sabendo gerenciar as emoções. Afirmo que não chegaria verde, pois já tenho a noção do que poderia ser feito, visando sempre a compreensão da sociedade sobre o papel da ALEAM, avançando para desmistificar muitas coisas.

chicopreto blogdafloresta03

BLOGdaFLORESTA: Qual mensagem que o senhor deixa à população amazonense nesse período de transição política?

Dep. Chico Preto: Eu quero dizer da minha satisfação de poder defender e construir ao lado do Governador Omar Aziz um conjunto de providências que eu julgo necessárias e oportunas para nosso Estado. Sinto-me honrado de fazer parte da construção de um Amazonas que procura gerar oportunidade para o seu povo. Esse foco do Governador na questão da segurança pública atende um clamor popular de anos e me sinto orgulhoso de poder estar compartilhando dessa responsabilidade. A Assembleia cumpre aprovar orçamentos e deslocamentos de receitas para o orçamento da segurança pública. Poder compreender, somar nesse sentido e defender essa causa é muito gratificante para mim como parlamentar./// Sara Matos e Beto Brasil.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here