(Foto: Divulgação)

“Assim como o Mato Grosso hoje é o maior produtor de soja do Brasil, acredito que o Amazonas, em algum tempo, se torne o maior produtor de peixe do Brasil”, declarou o pré-candidato ao senado, Chico Preto, na sexta-feira (21), em Rio Preto da Eva/AM, onde esteve presente na inauguração da nova sede da Associação de Pescadores e Pescadoras do município, onde falou da importância deste segmento para o estado. “No senado nós vamos não só ver as questões políticas, recursos, ações legislativas com relação às leis que impedem e que travam este desenvolvimento do setor primário. Vamos avaliar notadamente a questão da piscicultura e reafirmar que o meio ambiente e a produção caminham juntos, que não são excludentes”.

Na reunião com os pescadores, Chico Preto foi lembrado por quase todos os presentes, da importância de duas Leis de sua autoria voltadas para a produção sustentável enquanto deputado, como a criação dos Programas de Regionalização da Merenda e Móveis Escolares, que tornou obrigatória a compra de itens da merenda escolar e mobiliário para a rede estadual de ensino, direto de produtores. Onde ambas as leis beneficiaram por meio de incentivos, os produtores locais com geração de emprego e renda. “Todos ali presentes lembraram de uma ação de minha autoria, quando fui deputado que foi a criação da Lei da Regionalização, onde muitos produtores do Rio Preto vendem hoje merenda escolar e móveis para o estado e sabem que isso foi uma briga nossa enquanto deputado, que transformou a vida de muitas pessoas”

Chico Preto também alinhou com os pescadores possíveis melhorias, eleito senador, que irão trazer benefícios para o segmento pesqueiro do estado, como a questão da regularização das terras do distrito agropecuário da Suframa. “É uma grande aflição que existe até hoje no coração destes trabalhadores. Essa regularização é fundamental para que a gente possa garantir o aumento da produção de Rio Preto da Eva, que é um município caracterizado por produção, um celeiro de alimentos, só que tem este empecilho , que é a regularização fundiária dentro das terras do distrito agropecuário da Suframa, questão antiga, que na Tribuna do Senado, vou tentar destravar”.

*Com assessoria