Celebração do Dia de Finados

A expectativa é que aproximadamente três mil pessoas visitem o São João Batista
A expectativa é que aproximadamente três mil pessoas visitem o São João Batista
A expectativa é que aproximadamente três mil pessoas visitem o São João Batista

Da Redação – A celebração do Dia de Finados acontece neste domingo (02 de Novembro) e um dos lugares mais visitados pela população é o Cemitério São João Batista, na Avenida Boulevard Álvaro Maia, zona Centro-Sul, onde já estão sendo realizados os preparativos para receber aproximadamente três mil pessoas. O Blog da Floresta esteve conferindo os trabalhos, no entanto não conseguiu mais detalhes com a administradora, senhora Ana Maia, que não tinha autorização da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) para dar informações à nossa equipe de reportagem.

O Dia de Finados é dedicado à celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o Dia do Amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É celebrar essa vida eterna que não vai terminar nunca, pois a vida cristã é viver em comunhão íntima com Deus, agora e para sempre.

“Você não vê a família reunida numa outra ocasião senão neste dia", afirmou Heitor Coelho
“Você não vê a família reunida numa outra ocasião senão neste dia”, afirmou Heitor Coelho

Para o aposentado Heitor Alves Coelho, o dia de finados é especial, pois todo ano a família fica reunida no cemitério São João Batista. “Você não vê a família reunida numa outra ocasião senão neste dia, mas embora os trabalhos para atenção da população esta sendo realizados ainda falta estacionamento dentre outras coisas”, disse.

História do Cemitério São João Batista

cemiterio-sao-joao-batista-blogdafloresta04A história da construção do Cemitério Municipal de Manaus começou quando foi adquirido o terreno no bairro do Mocó, área de Adrianópolis, dos herdeiros do oficial do Exército Nuno de Alves Pereira Mello Cardoso. Originariamente com o nome de Cemitério de São João e sendo o mais antigo de Manaus, recebeu posteriormente a denominação de Cemitério São João Batista, tendo sido inaugurado no dia 5 de abril de 1891, em sessão solene.

O cemitério está localizado na Avenida Boulevard Álvaro Maia, s/nº esquina com a Praça Chile, no bairro Adrianópolis, possui uma área de 10,023ha e o portão de Entrada é pela Av. Boulevard Alvaro Maia com 24 quadras, 19.437 sepulturas, 121.346 enterrados e uma média de sepultamento diário de 4 a 6.

cemiterio-sao-joao-batista-blogdafloresta02A programação da celebração das missas é a seguinte:

07h00 – Seminário de São José;

08h00 – Paróquia de São José Operário;

09h00 – Paróquia de São Sebastião;

10h00 – Paróquia Nossa Senhora da Aparecida e a Missa Campal a ser celebrada pelo Arcebispo de 18h00Paróquia Nossa Senhora de Nazaré com missa campal celebrada pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani. (Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here