CCZ reduziu em 90% o número de eutanásias

Ver. Everaldo Farias

"O principal motivo para essa melhoria foi a castração e a microchipagem em cães e ", disse Everaldo Farias
“O principal motivo para essa melhoria foi a castração e a microchipagem em cães e gatos”, disse Everaldo Farias
O diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Manaus (CCZ), Francisco Zardo, informou que o departamento conseguiu reduzir em 90% o número de eutanásias praticado em animais no ano passado. A informação foi passada durante a audiência pública sobre microchipagem e bem estar animal, promovida pelo vereador Everaldo Farias (PV) na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Zardo foi questionado por membros de organizações não governamentais (ONGs) e por Everaldo Farias sobre os mecanismos de controle de animais domésticos na capital e as políticas públicas para o bem estar animal. Um levantamento do CCZ apontou que a média mensal de eutanásias em animais doentes era de, aproximadamente, 120, em 2012, e no ano passado não chegou a 60.

Ele disse que o principal motivo para essa melhoria foi a castração e a microchipagem em cães e gatos. “Esses dois dispositivos ajudam no controle populacional e também na redução de abandonos, resultado na diminuição de animais menos doentes e melhor acompanhados”, disse.

vereador Everaldo Farias lembrou que ainda existem muitas deficiências no que diz respeito ao bem estar animal e questionou de membros da Prefeitura de Manaus sobre a criação do Instituto de Proteção Animal que foi prometido no ano passado. “Acredito que só a implantação de políticas públicas poderá reduzir de fato as doenças com animais domésticos e, claro, ajudando diretamente na saúde pública”, disse.

Além de Everaldo, estiveram presentes também na audiência os vereadores Hiram Nicolau (PSD) e Rosilvaldo Cordovil.
Frente Parlamentar

Everaldo Farias é o autor do Projeto de Resolução nº 007/2014, aprovado hoje na Câmara, que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar de Defesa e Direito dos Animais e tem como objetivo defender e garantir a política de proteção animal em Manaus, visando à proteção dos animais contra a prática de maus tratos e de abandono.
Em junho de 2013, o vereador encaminhou ao prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), a indicação nº 283/2013, que trata da criação do Instituto de Proteção à Fauna para atender animais domésticos, silvestres e exóticos em situação de risco na cidade de Manaus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here