Careiro da Várzea recebe ações do programa Amazonas Saúde Itinerante

saudeO município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus) está recebendo nesta semana as ações do programa Amazonas Saúde Itinerante, executado pela Secretaria de Estado de Saúde (SUSAM). As atividades começaram no município na terça-feira (30) e vão até sábado (4), com a realização de uma jornada de consultas oftalmológicas, informou o secretário estadual de Saúde, em exercício, José Duarte dos Santos Filho.

“A previsão é de que sejam realizadas, neste período de cinco dias de atendimento, aproximadamente 625 consultas oftalmológicas, numa média de 125 consultas por dia”, explicou o secretário. Para os casos em que houver prescrição médica, o paciente receberá, posteriormente, os óculos, confeccionados e ofertados gratuitamente pelo programa. Somente neste ano, o “Saúde Itinerante” já realizou 18.294 consultas oftalmológicas, com a dispensação de 10.399 óculos.

No mês de setembro, as ações do Saúde Itinerante foram levadas pela Susam  aos municípios de Barcelos (distante 399 quilômetros de Manaus), com 558 consultas oftalmológicas, 312 óculos prescritos e entregues e 18 cirurgias de catarata realizadas; e Boca do Acre (distante 1.028 quilômetros de Manaus), que teve 37 cirurgias gerais e ginecológicas realizadas e 42 cirurgias de catarata. O programa também passou por Tapauá, Manaquiri, Alvarães e Pauini.

De acordo com o secretário José Duarte, o principal objetivo do programa é facilitar o acesso dos moradores do interior, principalmente das zonas rurais e comunidades ribeirinhas, a serviços que antes eram oferecidos somente na capital. Nos próximos dias a Susam deve divulgar as ações do programa para o mês de outubro.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here