Capacitação da Visa Manaus ensina boas práticas de manipulação de alimentos

(Foto: Divulgação/Visa Manaus)

Cuidados no manuseio e produção de alimentos, a fim de garantir a qualidade dos produtos e evitar a contaminação e o risco de transmissão de doenças, foi o tema da capacitação em Boas Práticas de Manipulação, oferecido pela Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) a um grupo de aproximadamente 40 funcionários de uma indústria local de salgados, doces e pipoca.

O treinamento, realizado nesta sexta-feira, 22/3, foi solicitado pela própria indústria, para reforçar o conhecimento das suas equipes quanto aos procedimentos sanitários corretos nas linhas de produção.

A fiscal nutricionista, Gizeli Giffoni, explicou que a turma recebeu informações gerais sobre manipulação de alimentos em indústria, conforme orientam as normas sanitárias nacionais, em especial a RDC 275/2002, que dispõe sobre o regulamento técnico de procedimentos aplicados aos estabelecimentos produtores e industrializadores de alimentos.

De acordo com a fiscal, foram destacadas, entre outros itens, as condutas adequadas em higiene pessoal, conservação e higiene do ambiente e equipamentos utilizados na produção e, ainda, a importância da elaboração, atualização e cumprimento dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).

“As boas práticas são exigidas pela Vigilância Sanitária e é fundamental que os colaboradores as conheçam e que aperfeiçoem seus conhecimentos de forma periódica”, disse Gizeli, que dividiu a condução do treinamento com a também fiscal nutricionista Luciana Fares.

As fiscais ressaltaram a iniciativa da empresa em capacitar seus funcionários, apontando a importância dos empresários na criação de uma cultura que valorize e respeite procedimentos seguros do ponto de vista da saúde.

Permanente – A capacitação em boas práticas na manipulação de alimentos faz parte das atividades educativas da Visa Manaus, voltadas para a prevenção de riscos sanitários.

A diretora do órgão, Maria do Carmo Leão, explica que o treinamento é oferecido de forma permanente para empresas e profissionais interessados em conhecer as regras sanitárias aplicadas ao setor. “Para ter acesso à capacitação, é necessário entrar em contato com a Gerência de Vigilância de Produtos, que faz o planejamento dos eventos de acordo com a demanda”.

A diretora diz que a medida objetiva reduzir as inadequações e evitar sanções por descumprimento das normas, incluindo emissão de autos de infração, aplicação e multas e até interdição dos estabelecimentos. “A Vigilância também tem um caráter educativo e a punição é apenas o último recurso”, destacou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here