Campanha Outubro Rosa é lançada hoje na Ponta Negra

O movimento nasceu em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA)
O movimento nasceu em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA)

Com o tema “O tempo corre contra o câncer de colo de útero e da mama”, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), lança, oficialmente neste 1º de outubro, às 17h, na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, a campanha Outubro Rosa, que já conta com a adesão de 16 municípios do Estado e 21 instituições e entidades na capital.

Serão iluminados de rosa – cor símbolo da luta contra os cânceres de mama e colo uterino, os tipos que mais atingem as mulheres amazonenses – o Chafariz Dança das Águas, o Anfiteatro e os demais espaços do local. Os holofotes também emitirão luz rosa, chamando a atenção da população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para garantir o sucesso no tratamento e reduzir a mortalidade.

O movimento Outubro Rosa foi criado em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia (EUA), e se caracteriza por colorir de rosa os ambientes de acesso público, no intuito de chamar a atenção para a alta ocorrência do câncer de mama, o mais incidente no mundo. No Brasil, ele acontece simultaneamente, em várias cidades brasileiras durante todo o mês de outubro. No Amazonas, em especial, explica o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, foi acrescentada ao tema no decorrer dos anos a prevenção ao câncer de colo uterino, uma vez que o Estado é um dos que apresenta maior taxa de incidência no País e que tem a capital, Manaus, como a campeã de casos no Brasil. Este foi um dos motivos que, segundo Alecrim, levou o Governo do Estado a disponibilizar gratuitamente na rede pública de saúde, de forma pioneira no País, a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), vírus responsável por mais de 90% dos casos de câncer de colo uterino.

De acordo com o diretor-presidente da FCecon, Edson de Oliveira Andrade, este ano, o Outubro Rosa acontecerá a partir de uma ação integrada entre Estado e municípios, para garantir maior acesso da população às atividades. “No decorrer do mês de outubro deve acontecer uma série de atividades educativas e esportivas com a participação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e também do grupo de ciclismo Pedala Manaus, que já confirmou presença. Estamos elaborando um cronograma de atividades a ser desenvolvido nos presídios femininos da capital. A programação está sendo finalizada. Municípios do interior também estão definindo suas atividades”,explicou.

Municípios e prédios públicos

No Amazonas, 15 municípios, além da capital, já confirmaram participação na campanha e a expectativa é que este número aumento nos próximos dias. São eles: Autazes, Barcelos, Borba, Boca do Acre, Parintins, Alvarães, Maués, Manacapuru, Barreirinha, Careiro Castanho, Silves, Urucará, São Gabriel da Cachoeira e Itacoatiara. Os gestores estão em fase de definição dos prédios e monumentos que serão iluminados.

Em Manaus, além da Ponta Negra, serão iluminadas as secretarias de Estado e Municipal da Saúde– Susam e Semsa -, Maternidade Moura Tapajoz, Policlínica Castelo Branco, Centro de Saúde Rayol dos Santos, Instituto da Mulher Dona Lindú, Lacc, Teatro Amazonas, Ponte Rio Negro, FCecon, sede do Governo, Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), SPA do Coroado, Fundação Alfredo da Mata (Fuam), Policlínica Zeno Lanzini, Policlínica João dos Santos Braga, Pronto-Socorro 28 de Agosto, SPA do São Raimundo, SPA do Alvorada e Maternidade Ana Braga.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here