Campanha Abril Verde inicia no Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28)

(Foto: Divulgação/Protrabam)

Em visita ao Blog da Floresta, as representantes da Associação dos Profissionais de Segurança do Trabalho do Amazonas (PROTRABAM) informaram o início da Campanha Abril Verde de conscientização e orientação com o objetivo de prevenir acidentes e doenças do trabalho, bem como sensibilizar a sociedade sobre a prevenção de acidentes de trabalho. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado no dia 28de abril.

Em Manaus, a Campanha Abril Verde inicia no sábado, 27/4, das 08h às 14h, no Centro de Educação Prof. Caio Carlos Castro de Medeiros (Cemei), localizado na Alameda A, S/N, no Residencial Viver Melhor II, Lagoa Azul, zona norte de Manaus. Haverá palestras e oficinas demonstrando como acontecem os acidentes. Serão disponibilizados serviços jurídicos e de embelezamento, entre outros.

Tecnóloga Roseleia Silva

Segundo a presidenta da PROTRABAM, tecnóloga Roseleia Pereira da Silva, a data é dia 28 como referência a explosão de uma mina na cidade de Farmington, na Virgínia, Estados Unidos, em 1969, quando falecerem mais de setenta trabalhadores.

“A partir desta tragédia esta data foi marcada para lembrar aos falecidos no trabalho e sensibilizar a empresários, trabalhadores e famílias da importância de prevenir acidentes no trabalho, também acontece dentro da casa por falta de conhecimento ou informação, temos que estar atentos na utilização de roupa adequada e instrumentos de trabalho”, destacou Rose Leia.

(Foto: Mercedes Guzmán)

Acidentes no Amazonas

A tesoureira da PROTRABAM, Maria das Graças Oliveira Rodrigues disse que no Amazonas a maioria dos casos de acidentes de trabalho registrados referem-se as áreas da telecomunicação, elétrica e de construção civil. Ela afirma que a utilização de instrumentos de segurança ainda são a melhor forma de preveni-los.

Em memória

Em 2003, foi instituído pela OIT o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, a Lei nº 11.121/2.005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. É uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e o cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos e em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho.

A PROTRABAM é uma organização da sociedade civil e tem a missão de promover assistência na área da segurança do trabalho, saúde, educação e cultura com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, conta com mais de 300 afiliados.

Reportagem: Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here