Câmara realiza ato cívico alusivo à ‘Semana da Pátria e do Amazonas’

(FOTO: AGUILAR ABECASSIS/CMM)

Na semana em que são comemoradas datas cívicas importantes para a história do estado e do país, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta terça-feira (3/7), o hasteamento das bandeiras do Amazonas, do Brasil, do município de Manaus e do Mercosul. O ato cívico foi executado pelo presidente Joelson Silva (PSDB) em frente à sede do Paço Municipal dos Manaós, com as presenças dos vereadores Professor Samuel (PHS), Sargento Bentes Papinha (PR) e Everton Assis (DEM), além de servidores da instituição.

Ao som do Hino Nacional Brasileiro, a solenidade teve o objetivo de rememorar os fatos históricos da “Elevação do Amazonas à Categoria de Província”, celebrada no dia 5 de setembro, e da “Independência do Brasil”, comemorada nacionalmente no dia 7 de setembro, assim como rememorar os sentimentos patrióticos que, conforme destacou Joelson Silva, já estão quase esquecidos.

“Temos um estado maravilhoso e uma floresta preservada, esses são um dos motivos para exercermos nossos atos de cidadania, civismo, de amor ao nosso Estado. Mas, acima de tudo, temos amor à nossa pátria que, de algum tempo para cá, vem retomando o patriotismo, o respeito pelos símbolos da pátria e, assim vamos construindo a nossa nação”, enfatizou o presidente, citando a passagem bíblica do livro de Salmos que diz: “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor”.

O presidente da CMM considerou importante o ato e parabenizou a todos os amazonenses pelas datas celebradas na Semana da Pátria, em especial a comemoração do Amazonas como Província.

Sobre as datas

No dia 5 de setembro (feriado estadual) é celebrada a elevação do estado à categoria de província. Nessa mesma data, em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à província do Grão Pará e se tornou independente.

Um dos fatos mais importantes desse período para os amazonenses foi a abertura da navegação do Amazonas aos países amigos.

Um dos nomes mais lembrados no 5 de setembro é o de João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha, primeiro presidente da província do Amazonas. Ele foi uma das pessoas que mais lutaram pela independência da região, ao lado de Romualdo Antônio de Seixas, deputado e bispo católico que defendeu por diversas vezes a autonomia em discursos na tribuna da Assembleia Geral do Império.

Sete de Setembro

O 7 de Setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da história: a  independência. Foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro I deu início a trajetória da nação independente. Atualmente, a data é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.

A independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822, quando, supostamente, D. Pedro I proclamou o “Grito da Independência” às margens do Rio Ipiranga, na atual cidade de São Paulo. Com isso, o Brasil rompeu sua ligação com Portugal e consolidou-se como nação independente.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here