Câmara Municipal de Manaus realiza homenagem pelo “Dia do Médico”

Fotos: Juan Guerrero

Em comemoração ao “Dia do Médico” (18 de outubro), a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou uma homenagem nesta quinta-feira, 17, no Plenário Adriano Jorge. Foram reconhecidos mais de uma centena de profissionais. A propositura (Requerimento nº 091/2019) foi do Vereador Coronel Gilvandro Mota e esteve presente o secretario municipal de saúde, Marcelo Magaldi, entre outros convidados.

A médica intensivista, Dra. Rita de Cássia Pinto de Melo, com mais de vinte anos de trabalho na UTI falou sobre a importância deste reconhecimento. “Como médicos valorizamos a vida e nosso objetivo é cuidar da saúde das pessoas. A recuperação da saúde é nosso trabalho que muitas vezes fica no anonimato. Eu me sinto muito honrada e grata por esta homenagem.”

Drª Rita de Cássia

Associação Saúde sem Barreiras trabalha com amor pela vida

O médico neurocirurgião, Dr. Carlos Tadeu Celestino da Silva, foi um dos homenageados e também falou da homenagem. “É uma satisfação muito grande. São mais de vinte anos trabalhando e cuidando do próximo, levando os cuidados da saúde para quem necessita. O desafio é grande, pois vivemos num sistema onde muitos não são favorecidos pelo atendimento e no desafio do dia a dia está o compromisso do medico de fazer o melhor. Ficamos muito emocionados pelo reconhecimento.”

O Dr. Carlos Tadeu é um dos idealizadores e presidente da “Associação Saúde sem Barreiras” que nasceu de um grupo de pessoas que tem em comum o amor por vidas, sendo um programa totalmente voluntário, leva o atendimento básico na área de Fisioterapia, Neurologia, Farmácia e Bioquímica, Enfermagem, Pedagogia e Neurologia, às famílias ribeirinhas da região amazônica que não têm acesso a esse tipo de serviço na rede básica de assistência. “Nosso maior desafio é o fato de sermos uma equipe de profissionais voluntários. Nossa maior limitação são as distâncias e as dificuldades geográficas que separam nossos municípios. No entanto somos uma equipe que não encontra barreiras e nem obstáculos para a realização desse projeto humanitário. Atendendo várias patologias na área de neurologia e neurocirurgia, porém as principais são: Crianças com Síndrome de Down, com Hidrocefalia, com Microcefalia, Autistas, portadoras de necessidades especiais e com Déficit de atenção e Hiperatividade”, informou.

Dr. Carlos Tadeu

Sinergia da medicina e sociedade

O vereador Cel. Gilvandro falou sobre sua propositura. “É importante o protagonismo do médico na sociedade brasileira, bem como na prevenção de doenças através da educação. Na segurança pública no atendimento aos feridos. O médico é fundamental como um todo. O nosso reconhecimento a este professional que deve participar da criação de politicas públicas e assim ajudar a minimizar os custos na atenção em saúde”, finaliza.

*Mercedes Guzmán

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here