Câmara de Itapiranga afasta prefeito e vice

Depois de uma acirrada briga política entre o Prefeito de Caapiranga, Antônio Pongó e Moisés Canarana (ambos do PMDB) a Câmara Municipal de Caapiranga se reuniu nesta quinta-feira (25) e decidiu afastar os dois políticos (Prefeito e Vice) do cargo.

O Prefeito Antônio Pongó já estava afastado judicialmente por ter sido eleito com os direitos políticos suspensos.

Já o Vice-Prefeito Canarana estava assumindo o cargo de Prefeito interinamente. Os dois travavam uma batalha judicial para ver quem ficava no cargo.

Entre idas e vindas, um denunciava o outro de que tinha roubado os cofres municipais, deixando o Município abandonado.

Revoltada com as notícias de malversação dos recursos públicos e com o abandono da Cidade, além do troca-troca de Prefeito, a população pedia uma nova eleição em Caapiranga e que a Câmara tomasse uma providência.

A Câmara de Vereadores, de posse de denúncias, criou uma Comissão Processante para investigar Prefeito e Vice. Então, nesta quinta-feira (25), decidiu pelo afastamento temporário do cargo dos dois mandatários do Município, até julgamento final pela Comissão Processante.

Pongó e Canarana já tiveram seus diplomas cassados pelo TRE-AM. Ambos recorreram com embargos de declaração que foram rejeitados pelo mesmo Tribunal, nessa quarta (24). A decisão vai para o TSE homologar e deverá ser marcada nova eleição ainda para este ano.  

Assume, a partir de agora, o Comando do Executivo Municipal o Vereador Presidente da Câmara Francisco Andrade Braz (DEM).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here