Brasil não reconhece declaração de independência da Catalunha

Itamaraty destaca necessidade de diálogo com Espanha com base na legalidade constitucional

 

Itamaraty destaca necessidade de diálogo com Espanha com base na legalidade constitucional

O governo brasileiro aderiu aos países que não reconhecem a declaração da independência da Catalunha. Em nota divulgada neste sábado, o Ministério das Relações Exteriores manifestou a desaprovação do país em relação à independência. A aprovação do processo de separação da Catalunha pelo Parlamento regional gerou uma série de reprovações por governos de diferentes países desde sexta-feira.

“O governo brasileiro acompanha com atenção os desdobramentos relativos à Catalunha, rejeita a declaração unilateral de independência e reitera seu chamado ao diálogo com base no pleno respeito à legalidade constitucional e na preservação da unidade do Reino da Espanha”, diz a nota do Itamaraty, segundo informou a Agência O Globo.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu nota na qual atesta que consideram a Catalunha “parte integral da Espanha”, enquanto o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, garantiu que a situação não muda e que a Espanha permanece como a única via de diálogo com a União Europeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here