Benjamin Constant celebra convênio para casas de farinha higiênicas

A unidade também foi projetada para a produção de derivados como a farinha de tapioca, goma, entre outros
A unidade também foi projetada para a produção de derivados como a farinha de tapioca, goma, entre outros

A Prefeitura de Benjamin Constant (distante 1.116 km de Manaus) assinou convênio com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal, Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), para a implantação de seis casas de farinha ecológicas. O convênio no valor de R$ 374.907,60 com a contrapartida da Prefeitura no valor de R$ 14.907,60. O convênio tem por objetivo ampliar a estrutura produtiva da zona rural do município.

De acordo com o projeto, a capacidade operacional da casa de farinha é de 250 quilos/dia podendo aumentar para 400 quilos e atender cerca de 20 famílias. Além da farinha, a unidade foi projetada para a produção de derivados como a farinha de tapioca, goma (polvilho doce), pé-de-moleque, tapioca e beijus.

As casas de farinha previstas tem por objetivo melhorar a qualidade sanitária dos produtos. A unidade tem um módulo de 110 metros quadrados com áreas para o descascamento e lavagem da mandioca, ralação, prensagem da massa da mandioca, peneiramento, torração e um depósito para o armazenamento temporário com capacidade de cinco toneladas, além de dependências para os trabalhadores.

Toda a implantação e assistência técnica será feita pelo Governo do Estado através do IDAM.

“Nosso compromisso com os produtores rurais vem sendo cumprido. Primeiro recuperamos as estradas do Crajari, Umarizal, Cardoso e ramais. Depois reativamos a Unidade de Produção de Alevinos e já distribuímos alevinos de tambaqui de graça aos nossos piscicultores. Agora fomos buscar essas casas de farinha para melhorar e dar aos nossos produtores condições de produzirem farinha de boa qualidade”, afirmou a prefeita.

Além da produção a Prefeitura através de parcerias está desenvolvendo projeto de embalagem do produto, agregando assim mais valor à farinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here