Belarmino Lins diz ter apoios suficientes para vencer eleição presidencial da ALEAM

"Minhas responsabilidades aumentam com o oitavo mandato", destacou Belarmino Lins

A 23 dias da batalha de votos no Plenário Ruy Araujo, o deputado estadual Belarmino Lins (PP) diz contar com apoios suficientes para vencer a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), prevista para 1º de fevereiro. Experiente e reconhecido como exímio articulador, ele destaca: “Estou com os pés no chão e sei que vou vencer”.

Muito bem relacionado com o novo governador do Estado, Wilson Lima (PSC), Belarmino elogia a postura de neutralidade do chefe executivo em relação à batalha eleitoral corrente no Poder Legislativo Estadual: “Merece elogios o comportamento do jovem governador Wilson, que respeita a disputa democrática na Aleam e razão pela qual contará sempre com o nosso apoio na Casa, trata-se de um comportamento altivo, exemplar e que o distingue como um político de larga visão”.

Ativo nos bastidores das articulações, Belão desenvolve conversa diariamente com os deputados-eleitores. “Converso bastante com meus colegas, sejam os reeleitos, sejam os novos parlamentares que estão chegando à Casa Legislativa. Ouço suas impressões e acato sugestões sobre como melhorar a produção parlamentar e realizar obras que engrandeçam cada vez mais a Aleam”.

Belão assegura que já possui número suficiente de votos para vencer a eleição no Poder Legislativo, mas que não divulgará publicamente os nomes dos muitos parlamentares que já lhe declararam votos. “Tenho um estilo diferente, tenho cuidados e sei preservar meus eleitores. Não gosto de exagerados espetáculos midiáticos e nunca fui Cavalo Paraguaio na vida e nem quero que ninguém o seja. Trabalho, converso, dialogo, proponho e convenço com argumentações lógicas”, afirma.

BIOGRAFIA DE BELARMINO LINS

Amazonense, natural de Fonte Boa, Alto Solimões, Bacharel em Direito, iniciou sua carreira no serviço público, entre 1980 e 1983, como Diretor Financeiro da Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), destacando-se, a seguir, em funções de relevância no Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS), Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado do Amazonas (IPASEA) e Tribunal de Contas do Município (TCM).

Eleito Deputado Estadual nas eleições de 1990, sua carreira política na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) começa em 1991 na condição de 2º Secretário da Mesa Diretora, conquistando, logo a seguir a 2ª Vice-Presidência. Em seu terceiro mandato (1999/2002), ocupou a 1ª Vice-Presidência antes de assumir, em 2005, a Presidência do Poder Legislativo onde permaneceu até janeiro de 2011.

Sua administração, como presidente da ALE-AM, teve a marca do dinamismo e da modernidade, centrada na valorização dos talentos humanos e enfatizando projetos de especial relevância política e social, dentre os quais: Emenda Constitucional que reduziu o recesso parlamentar de 90 para 45 dias, a partir de 2006; Isenção do pagamento de ICMS aos Micros e Pequenos Empresários; Implantação da Ordem do Mérito Legislativo do Amazonas; Implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Servidores da Assembleia; Implantação da nova estrutura orgânico-funcional da ALE-AM; Implantação do Prêmio Assembleia Legislativa de Imprensa; Construção da nova sede do Poder Legislativo; Criação do Programa “O Parlamento e o Estudante”; Lei que Institui a Política Estadual de Prevenção e Atendimento à Gravidez na Adolescência; Lei que instituiu o Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas; Lei que determinou o parcelamento de débitos das prefeituras municipais decorrentes de contratos firmados com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Lei que criou a Central de Empregos para pessoas portadoras de necessidades especiais; Lei que regulamentou o direito a reunião pública para manifestação de pensamento no Amazonas; e instituição da Medalha do Mérito Legislativo Coronel Jorge Teixeira; além de projetos que tornam patrimônio cultural, de natureza imaterial, festas e eventos populares regionais e outro que classificam vários municípios do interior do Estado como de interesse turístico.

O Deputado Belarmino Lins ousou e fez história no Parlamento Amazonense como um presidente e administrador de larga visão empreendedora e de futuro. Exemplo disso foi a construção do Complexo Administrativo denominado Deputado José Lins de Albuquerque e a criação da Escola do Legislativo Senador José Lindoso com a finalidade de capacitar os servidores do Poder com excelência e qualidade.

Atualmente, ocupa a 2ª Vice-Presidência da ALE-AM e exerce a Presidência da Comissão de Obras, Patrimônio e Serviços Públicos, além de participar, como vice-presidente e membro de diversas Comissões Técnicas Permamentes. De origem interiorana, Belarmino Lins marca a sua atividade parlamentar, principalmente, focando as grandes demandas da população rural do Estado, contribuindo, assim, para o seu desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida econômica e social. Sua personalidade marcante, seu talento e estilo próprio de parlamentar atuante exerce grande liderança política no Parlamento Estadual, e o reconhecimento público pelos seus 28 anos de trabalho na Assembleia Legislativa culminou no recebimento de inúmeras medalhas, títulos e diversas outras distinções ao longo de sua carreira. Ele exercerá, em 2019, seu 8º mandato parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here