Belarmino Lins destaca 137 anos de emancipação política de São Paulo de Olivença

Em Votos de Parabenizações aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa, o deputado Belarmimo Lins (PP) destacou o aniversário de 137 anos de emancipação política do município de São Paulo de Olivença, Alto Solimões, a ser comemorado no dia 31 de maio.

“É com orgulho e alegria que registro o aniversário da querida cidade de São Paulo de Olivença, comemorado em 31 de maio e cuja história vem registrando significativos avanços nos diversos seguimentos socioculturais, econômicos e de políticas públicas”, disse o líder progressista sobre o evento.

Administrado pelo prefeito Paulo Mafra, o município faz parte da Mesorregião do Sudoeste Amazonense e Microrregião do Alto Solimões. Distante da capital 1.235 km, com população calculada em 38.515 habitantes, de acordo com estimativa do IBGE/2018, São Paulo de Olivença se destaca por suas festas populares plenas de ricas manifestações folclóricas, com forte influência indígena, e as tradicionais festas religiosas comemoradas anualmente com grande participação do povo da cidade e das regiões rurais.

“São Paulo de Olivença, por tudo isso, é referência cultural, religiosa e indígena em todo o Alto Solimões”, afirmou Belarmino. Consta nos registros oficiais da história que em 31 de maio de 1882, pela Lei Provincial n.º 599, São Paulo de Olivença conquistou sua emancipação política ao ser elevado à categoria de Vila, desmembrado do município de Tefé. Logo, sua elevação à condição de cidade, ocorrida por força do Decreto-Lei Estadual n.º 68, de 31 de março de 1938, chancelou em definitivo sua plenitude política-administrativa.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here