Belão, Serafim e Josué exaltam Khaled Hauache e Delphina Aziz

Dep. Belarmino Lins
Dep. Belarmino Lins

Em moções de aplauso e parabenização, aprovadas nesta terça-feira (20) pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), os deputados Belarmino Lins (PROS), Serafim Corrêa (PSB) e Josué Neto (PSD) destacaram os 100 anos de existência do renomado empresário Khaled Ahmed Hauache, fundador da TV Ajuricaba e da TV Manaus, e os 81 anos da senhora Delphina Aziz, genitora do senador Omar Aziz, presidente estadual do PSD.

Moção de Aplauso, de autoria de Belão e Serafim, subscrita por 17 parlamentares, destaca a figura do empresário Khaled Hauache, fundador da TV Ajuricaba em fins da década de 60 e que no dia 15 de março passado completou 100 anos de vida. “A história das comunicações no Amazonas, e principalmente a história da mídia televisiva,  está bastante ligada à vida e às ações do empresário Khaled”, afirma Belão.

Nascido na Síria em 15 de março, Khaled adotou o Amazonas como sua terra de coração, onde se casou com Sadie Huache, filha de tradicional família de comerciantes e que brilhou na política do País na condição de deputada constituinte, contribuindo  para a elaboração da Carta Magna de 1988. Khaled fundou a primeira emissora de televisão do Amazonas, a Sociedade de Televisão Manauara Ltda que se tornou a pioneira TV Ajuricaba. Operando inicialmente a cabo e depois em UHF, a TV Ajuricaba foi a primeira retransmissora do sistema Globo de Televisão no Estado.

Belão e Serafim também enfatizam a performance de Khaled enquanto empreendedor, pontificando na indústria extrativista. Durante muito tempo, fortaleceu as exportações brasileiras por meio de produtos como borracha, sorva, copaíba e andiroba, valendo, ainda, ressaltar a sua fábrica de Fiação e Tecelagem de Juta Matinha, que se destacou na indústria de sacaria.

“Aos 100 anos de idade, Khaled Hauache é digno do maior reconhecimento por parte dos cidadãos amazonenses, a que, com certeza, se juntam todos os parlamentares membros da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas”, frisam Belão e Serafim na Moção aprovada pela ALEAM. “A história do grande empresário prossegue hoje na figura do filho Khaled Ahmed Hauache Junior, atual diretor da TV Em Tempo, sem dúvida um dos mais importantes veículos de comunicação do Norte brasileiro, retransmissora do SBT no Amazonas. A TV Em Tempo, como se sabe, foi criada a partir da TV Manaus fundada pelo incansável Khaled Huache na década de 90”, dizem os parlamentares.

Delphina Aziz

Em Moção de Parabenização, os deputados Belarmino Lins e Josué Neto também exaltam outra personalidade que marca a história política do Amazonas por conta de suas importantes atividades sociais: a senhora Delphina Aziz, que comemorou seus 81 anos no dia 15 de março.

“Com uma imensa folha de grandes serviços sociais prestados à população amazonense, a senhora Delphina Rinaldi Abdel Aziz, genitora do senador e ex-governador Omar Aziz (PSD), completou, no último dia 15 de março, 81 anos de idade, o que merece ser ressaltado em função da imensa folha de serviços sociais prestados por Dona Delphina”, afirmam Belão e Josué em sua propositura.

“Muito nos orgulha, e nos enche de júbilo, registramos o natalício de tão nobre personalidade da vida pública do nosso Estado, sem dúvida alguma um ser humano que fez da caridade aos carentes e do amor aos humildes o seu ofício maior diante de Deus e da sociedade a que serve”, comemoram os deputados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here