Belão apela contra nova tentativa de fechar o Basa em Carauari

Dep. Belarmino Lins
Dep. Belarmino Lins

Uma Moção de Apelo ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), de autoria do deputado estadual Belarmino Lins (PROS), pode evitar o fechamento da agência do Banco da Amazônia (Basa) no município de Carauari (a 789 km de Manaus). O fechamento, segundo o parlamentar, prejudicaria 200 mil produtores rurais nos municípios Envira, Eirunepé, Guajará, Carauari, Juruá, Itamarati e Ipixuna, que dependem das linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO)

Além de Temer, a Moção de Apelo, aprovada na manhã desta quinta-feira (22) pelo plenário Ruy Araújo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), também  será encaminhada à bancada federal do Estado no Congresso Nacional e ao presidente nacional do Basa, Marivaldo Gonçalves de Melo, reformando a defesa da continuidade da prestação dos serviços do banco em Carauari.

Segundo Belarmino, a cúpula nacional do banco acaba de impetrar uma ação judicial (Agravo de Instrumento) contestando uma liminar que assegurou, em abril deste ano, o funcionamento da agência. Conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Carauari, José Airton Siqueira (PSB), o Basa é o único agente responsável pelos repasses do FNO na região, portanto, o principal impulsionador do desenvolvimento econômico da Calha do Juruá por meio dos programas de financiamento aos setores produtivos privados, especialmente para o setor primário.

Para Belarmino Lins,  nos últimos cinco anos o Basa de Carauari possibilitou a realização de mais de três mil operações de crédito por meio do FNO, beneficiando todos os municípios da região do Juruá, totalizando R$ 12 milhões em investimentos. “Esses números são suficientes para comprovar que o Basa é, de fato, o principal agente financeiro no Juruá, não se justificando, portanto, o encerramento de suas atividades. Aliás, esse assunto, no início deste ano de 2017, foi alvo de audiência do deputado federal Átila Lins (PSD) com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto, em Brasília, lutando contra esse crime contra o desenvolvimento regional”, diz o deputado.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here