Belão apela ao Ministério da Saúde por formandos no Mais Médicos

Dep. Belarmino Lins

Em Moção de Apelo aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Belarmino Lins (PP) pediu à bancada federal do Estado do Amazonas no Congresso Nacional e ao Ministério da Saúde a inserção de formandos em Medicina no sistema de inscrições para o programa Mais Médicos.

O Governo Federal está oferecendo a profissionais brasileiros, 8.517 vagas que atualmente são ocupadas por médicos cubanos. As inscrições vão até o dia 25 deste mês de novembro e o início das atividades está previsto para o dia 3 de dezembro. Os profissionais atuarão em cerca de 3 mil municípios e 34 distritos indígenas, percebendo salário de R$ 11.800,00.

Segundo Belão, podem se candidatar às vagas os médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no país e, a propósito dessa questão, ele resolveu apelar a deputados e senadores que compõem a bancada federal amazonense no Congresso, bem como ao Ministério da Saúde, pelo direito dos estudantes formandos em Medicina às inscrições ao Mais Médicos.

“Considerando as atuais, e urgentes, demandas do programa Mais Médicos, sobretudo na Região Norte, onde está situado o Estado do Amazonas, argumenta Belão, entendemos ser coerente o Governo Michel Temer contemplar, no sistema de inscrições, a participação dos formandos que vão colar grau em Medicina no próximo mês de dezembro, quando, então, poderão obter o seu registro profissional junto ao CRM (Conselho Regional de Medicina) e ostentar o CRM Brasil”

O deputado acredita que as gestões políticas dos parlamentares do Amazonas junto ao ministro da Saúde, Gilberto Occhi, poderão flexibilizar o sistema de inscrições e permitir a participação dos formandos no Mais Médicos. “Acreditamos que, concedendo esse direito aos formandos, o Governo Temer democratizará o sistema de inscrições e possibilitará maiores oportunidades para os estados serem supridos de profissionais médicos”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here