Balanço da Copa do Mundo em Manaus foi positivo

O governador José Melo e o prefeito Artur Neto fizeram um balanço dos 30 dias da Copa
O governador José Melo e o prefeito Artur Neto fizeram um balanço dos 30 dias da Copa
O governador José Melo e o prefeito Artur Neto fizeram um balanço dos 30 dias da Copa

Da Redação – Nesta terça-feira (15) foi apresentado, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo do Estado do Amazonas, o balanço da Copa do Mundo em Manaus. Teve destaque a integração do trabalho, arrecadação tributaria recorde, promoção da capital deixando uma ótima imagem da cultura e da população. Participaram do evento autoridades das secretarias municipais, estaduais, Segurança Pública, deputados e representantes das instituições envolvidas.
O coordenador da UGP Copa, Evandro Melo, destacou a visibilidade dada pela mídia da capital durante o evento, especialmente aos 240,5 milhões de pessoas do mundo que assistiram aos jogos pela TV, a transferência de 260 gigabytes de dados pela internet, uma arrecadação de R$ 4,37 bilhões no primeiro semestre, assim como uma redução de 5,3% das ocorrências policiais.

Teve destaque o trabalho do voluntariado (5 mil pessoas) das quais 60% falavam vários idiomas. Chegaram à capital amazonense 119.925 turistas que deixaram mais de R$ 300 milhões no estado em seis dias.  e 89% de brasileiros e 79% de estrangeiros afirmaram que pretendem retornar ao Amazonas. Houve programação cultural em toda a cidade através do Fun Fest.

“Estamos com orgulho apresentando os resultados positivos da Copa", destacou José Melo
“Estamos com orgulho apresentando os resultados positivos da Copa”, destacou José Melo

O maior legado foi para a Saúde que agora conta com um Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde que atendeu durante o evento 1.001 pessoas. Foram recolhidos também mais de onze mil quilos de resíduos, destacou-se também a infraestrutura de telecomunicações no estádio e na cidade, informou o Coordenador da UGP Copa.

Cultura e mais obras para a cidade

O diretor da Manaus Cult, Bernardo Monteiro, também destacou o trabalho em equipe, participaram da Fun Fest mais de quinhentas mil pessoas (em 25 dias de evento) deixando mais de duzentas toneladas de lixo. O atendimento aos 653 jornalistas da imprensa nacional internacional também foi importante, assim como o serviço de transporte que foi utilizado por 1.500 pessoas, no caso do fluxo nos aeroportos foram 260 mil passageiros.

As melhorias realizadas em Manaus foram os 65 km de vias estruturadas, a segunda etapa do complexo Ponta Negra, a restauração do Mercado Adolfo Lisboa, remoção de ambulantes do centro, reforma de parques municipais, ampliação de bolsa idioma (mais de nove mil alunos), cinco centros de atendimento ao turista dentre outros.

“Tudo funcionou: os Bombeiros, o Samu, a Segurança”, disse Artur Neto
“Tudo funcionou: os Bombeiros, o Samu, a Segurança”, disse Artur Neto

O Prefeito de Manaus, Artur Neto enfatizou a maturidade no trabalho conjunto e aproveitou a oportunidade para criticar a greve parcial no transporte e o prejuízo para a população e disse “Tudo funcionou: os Bombeiros, o Samu, a Segurança”. Ele destacou ainda a relação direta dele com os turistas, deixando uma marca de trabalho.

“Nada na vida acontece por acaso. Estamos com orgulho apresentando os resultados positivos da Copa, fruto de algumas providências tomadas quando Omar era Governador. Foram várias reuniões de planejamento que evoluiram, passando a ser realizadas as tarefas de organização e mecanismos de controle”, disse o governador José Melo. Citou como exemplo a Costa Rica que virou um destino turístico com apóio dos Estados Unidos e da mesma forma foram descobertas as praias do Nordeste brasileiro, bem como o Amazonas também foi revelado aos olhos do mundo nesta Copa./// Mercedes Guzmán – Fotos: Áida Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here