Atendimento odontológico é destaque em ação social no Novo Israel

Da Redação – O serviço de atendimento odontológico a crianças e adultos realizado na ação social no Clube de Mães, na Avenida Bom Jesus, bairro Novo Israel, zona norte de Manaus foi destaque no sábado (04). A União Comunitária dos Amigos da Zona Norte (UCA) em parceria com o Instituto Ingrid Guilherme, Ótica Central e outros disponibilizaram serviços de saúde e embelezamento.

Serviços de massoterapia, oftalmologia, odontológico, jurídico, psicólogico, fonoaudiólogo, embelezamento e outros foram disponibilizados na ação social.

“É importante trabalhar na prevenção desde os três anos de idade, onde a criança já está com a dentição completa para evitar o dente descido, pois temos dados alarmantes. Nossa preocupação é trabalhar saúde bucal. Orientamos todas as comunidades a participarem das ações sociais para beneficio de serviços e desafogar os postos de saúde. A idéia é trazer o social à comunidade. Hoje estamos atendendo a todos”, afirmou a Dra. Rosário, diretora do Instituto Ingrid Guilherme.

Doraci Machado mora em Novo Israel há seis anos e falou sobre a ação. “É bom ter ação social. Facilita para a gente, pois não temos dinheiro para pagar nenhum serviço, especialmente de saúde. Gostaria que viesse pediatra, clínico geral, controle de pressão e remédio. Sou hipertensa e vim porque pensei que teria remédio. Agora terei que esperar até segunda-feira para conseguir outra receita”, afirmou.

Sheina Silva dos Santos mora há 19 anos em Novo Israel também fez seu comentário. “Vim por conta do dentista e limpeza de pele. É difícil conseguir consulta com o SUS. Tem que marcar no posto de saúde. Gostaria que tivesse mais vezes o serviço de oftalmologia, clinica geral e odontologia completo”.

“Atendemos as comunidades da zona norte e outras de Manaus (sul, oeste, leste). Foram mais de 30 ações sociais neste ano. A maior demanda sempre é saúde e emissão de documentos. Nem a Prefeitura nem o Estado conseguem atender a tanta demanda por isso as ações sociais são necessárias. Hoje atendemos mais de 400 pessoas”, informa o diretor da UCA, Kiko Pereira.

O responsável da Ótica Central, Josué Cândido, disse ter disponibilizado 200 armações grátis, exames oftalmológicos. “Atendemos na maioria crianças de 8 a 12 anos. Os diagnósticos são de estigmatismo e miopia em geral. A orientação do médico é que o processo de tratamento da vista com óculos seja acompanhado pelo pediatra”.

Dificuldade para cobrar pensão alimentícia

O advogado Reginaldo Conrado foi o responsável pelo atendimento jurídico. “A maioria pede orientação nos procedimentos de direito de família, pensão alimentícia. Outras referem-se a aposentadoria e o direito previdenciário (doença ou deficiência). A maior dificuldade é a falta de endereço de quem deve pensão alimentícia. Há muitos processos parados porque não podemos notificar e assim a lei não consegue obrigar a esta pessoa a pagar o que deve”.

Segundo o jurídico, deveria existir um setor ou núcleo para consulta e resolver esta dificuldade. “Há ferramentas que a justiça pode utilizar como no direito criminal ou trabalhista para localizar o individuo e que deve se aplicar à família também”, salientou Reginaldo Conrado.

Campanha contra câncer de boca

“A nossa gestão tem um ano e oito meses e este espaço foi uma conquista da comunidade com apoio do vereador Mauro Teixeira (PODE). O espaço estava ocioso, parado sem nenhuma utilidade e com ajuda do vereador, tanto nos tramites quanto para o funcionamento, foi possível começar o trabalho. Temos atividade esportiva. A zumba parou, mas iremos retomar no próximo ano”, disse Naglia Sueli, presidente do Clube das Mãe de Novo Israel.

Explicou ainda que também realizam cursos de capacitação (artesanatos, bolos e outros). “O espaço esta disponível para a comunidade de segunda a sexta-feira. Podem realizar casamento, aniversário, entre outros, bastando apenas agendar. Temos o programa ‘Menor Infrator’ que são palestras para a família sobre prevenção de álcool e drogas nos jovens”, salientou Naglia.

A presidenta do Clube de Mães anunciou a realização da campanha contra o câncer de boca para dezembro em parceria com a faculdade de medicina da UEA. Aproveitou para agradecer a todos os parceiros do Clube de Mães Novo Israel, em especial ao vereador Mauro Teixeira pelo apoio permanente.

Mercedes Guzmán

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here