Assoreamento no Rio Madeira está causando prejuízos a navegação comercial

rio-madeiraA falta de serviços nas hidrovias por parte do o governo federal, através do Ministério do Transportes, e de uma empresa privada que administra as hidrovias da Amazônia Ocidental, esta acarretando uma série de problemas e prejuízos ao setor de navegação comercial do Amazonas e de Rondônia. A ausência dos serviços de dragagem, essencial para a segurança das embarcações não é realizado há pelo menos três anos. A falta dos serviços de dragagem no canal da hidrovia, já dificulta bastante o setor de transportes das cargas pesadas em balsas e navios de grande porte. Como o Rio Madeira vai assoreando ao longo do ano, é necessário que essa dragagem seja realizada periodicamente, antes da formação desses pontos críticos para que a navegação seja segura.

No início deste mês pelo menos 45 balsas encontraram dificuldades para passar por alguns trechos do Madeira devido ao acumulo de sedimentos devido à falta de dragagem e início da vazante.

Prejuízos

Entre os produtos que tiveram o transporte prejudicado pela falta de manutenção nas hidrovias incluem-se, no trecho Manaus-Porto Velho, combustíveis que atendem a todo o Estado do Acre, Rondônia e parte do Mato Grosso. Já no trecho Porto Velho-Manaus 90% do suprimento alimentício da capital amazonense, incluindo carnes, frango, leite e açúcar. Isso causa vários prejuízos: prejuízos à segurança da navegação, prejuízos econômicos para as empresas de transporte e navegação -porque passam mais tempo navegando para chegar a determinados pontos; em outros pontos só é possível passar durante o dia; sem contar os dias em que embarcações ficam paradas, esperando as águas subirem para passar pelos pontos críticos e, consequentemente, prejuízo para os consumidores finais.

Grades empresas do setor de navegação, de olho neste atraso e no aumento de suas despesas de logísticas, já estão fazendo investimento no município de Humaitá, comprando grandes áreas e preparando seus pátios para embarque e desembarque de cargas, evitando despesas ainda maiores no futuro. A implantação destas empresas no município está gerando uma expectativa muito grande no setor comercial, pois, a geração de emprego e o aumento na renda econômica do município, já inflaciona a valorização de terrenos e pontos comercias em pelo menos 400% nos últimos dois anos. CHAGUINHA DE HUMAITÁ

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here