Arsam inicia fiscalização de gás natural em comércios

(Foto: Divulgação/Arsam)

Na manhã desta quinta-feira (27/12), a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam) realizou mais uma inspeção ao serviço de gás natural canalizado na avenida Tancredo Neves, bairro Parque Dez de Novembro, na zonas centro-sul de Manaus. A rede fiscalizada atende a padaria e lanchonete do Supermercado Veneza, que utiliza essa nova alternativa em seus processos de produção e futuramente na cogeração de energia elétrica. A Companhia de Gás do Amazonas é a concessionária responsável pela prestação e a Arsam fiscaliza todo o processo de expansão, distribuição e comercialização do gás natural canalizado no Amazonas.

Nesse ano, mais de 200 fiscalizações foram realizadas. As ações diárias da agência incluem a conferência do cadastro topográfico da área beneficiada, as benfeitorias do gasoduto, os tipos de material utilizados nas soldas e tubulações, os métodos de perfuração e as sinalizações horizontais e verticais ao longo do percurso das obras.

O gás natural oferece diversas vantagens para estabelecimentos comerciais em economia de consumo e manutenção e, principalmente, quanto ao alto rendimento energético de equipamentos. “O que dependia de estoques de botijas de gás, agora funciona com fornecimento contínuo nos estabelecimentos atendidos pela Cigás. O abastecimento antes feito por caminhões pesados, hoje é discreto e subterrâneo, com menos riscos, em eventual vazamento. O gás natural, por ser mais leve que o ar, se dissipa rapidamente”, declarou Sélvio Picanço, engenheiro da Arsam. A estimativa de economia é de 40%.

No conjunto Vieiralves, no bairro Nossa Senhora das Graças, e adjacências, quatro empreendimentos comerciais, 17 restaurantes, nove condomínios residenciais e duas lavanderias já são atendidos pela Cigás. As localidades que serão atendidas por essa nova solução energética são: as rua Rio Iça, Rio Jutaí, a alameda Santo Antônio, as ruas Jorge Baird, Palácio das Águas, o beco 4 de Julho, as ruas Rio Purus, Rio Madeira, Rio Mar, a avenida Rio Negro, as ruas Rio Javari, Rio Branco, Rio Ituxi, Rua Acre, Rua Maceió, Rua Nova Prata, a travessa Rio Negro, a rua Rio Tarauacá e a avenida João Valério.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here