Arena da Amazônia vai sediar quatro jogos da Copa de 2014

arena-da-amazonia03

Agência Brasil – A Arena da Amazônia alcançou 50,07% de construção e agora os profissionais trabalham no fechamento do muro do pódio, construção dos camarotes, banheiros e montagem da arquibancada superior, que avança no setor leste, conforme informações da coordenação do Projeto Copa.

A previsão de entrega do estádio é dezembro de 2013 e, após a inauguração, serão feitos eventos teste antes da Copa de 2014.  Durante a etapa de montagem da cobertura, a Arena da Amazônia alcançará seu maior número de trabalhadores, que atualmente supera 1,7 mil pessoas trabalhando diretamente na obra.  Com capacidade para 44 mil torcedores, o projeto está orçado em R$ 532,2 milhões, com R$ 400 milhões de financiamento federal.

Durante a Copa do Mundo de 2014, quatro jogos serão disputados na única sede do Mundial na Região Norte, todos durante a primeira fase da competição. Eles serão válidos pelos grupos A, D, E e G. A primeira partida está marcada para o terceiro dia de competição, 14 de junho (sábado), entre duas seleções do Grupo D sorteadas como D3 e D4. As demais datas são 18 de junho (quarta-feira), entre as equipes A2 e A4; 22 de junho (domingo), entre as seleções G2 e G4 e 25 de junho (quarta-feira), quando a seleção cabeça de chave do grupo E enfrentará a equipe sorteada como E4.

Situado entre o aeroporto internacional e o centro histórico da capital amazonense, o estádio terá cobertura fixa para as arquibancadas, restaurante, estacionamento subterrâneo, acessos para pessoas com deficiência e sistemas de reaproveitamento de água da chuva e de ventilação natural para redução do consumo de energia.

Depois da Copa, o conjunto deverá ser explorado pela iniciativa privada, como arena multiuso. O Vivaldão, estádio que foi demolido para ser substituído pela  Arena da Amazônia, foi inaugurado em abril de 1970, com um jogo entre as seleções do Brasil e do Amazonas. Tinha capacidade para 43 mil pessoas e, posteriormente, passou a fazer parte de um complexo poliesportivo, completado por uma vila olímpica e um ginásio de esportes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here