Apreensão de caça em Manacapuru

caca2Em menos de 10 dias mais uma grande apreensão de carne de animais silvestres na Feira da Liberdade do município de Manacapuru. Na tarde do dia de hoje, 18 de junho, foram apreendidos 11 quelônios, 118 kg de carne de porco do mato, 13kg de paca e 23 kg de pirarucu fresco.

Todo material apreendido está avaliado em torno de  6 mil reais.

caca1

Novamente alertamos às autoridades e sociedade que a fauna silvestre normalmente se encontra com números populacionais relativamente pequenos e associados a expressivos endemismos, o que o torna extremamente frágil aos diversos tipos de impactos sobre o meio ambiente. Com a cheia dos rios estes animais perdem espaço do hábitat natural, o que facilita a ação dos infratores.

Inúmeras apreensões de carne de animais silvestres já foram realizadas pelo Batalhão de Policiamento Ambiental na Feira da Liberdade do município de Manacapuru desde o início deste ano, todavia,  os feirantes permanecem no cometimento deste crime ambiental. Afirmamos que em todas as bancas já foi possível identificar comercialização de quelonios,  pirarucu sem licença e outras carnes de animais silvestres diversos sendo comercializadas ilegalmente.

Pelo fato dos infratores perceberem a presença policial eles empreendem fuga do local abandonando o material ilicito nos boxes da feira. Espera-se que as autoridades municipais tomem providências administrativas e legais contra tais ações criminosas.

A previsão dos tipos penais ambientais para as condutas consideradas crimes contra a fauna está no artigo 29 da Lei 9.605/98.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here