Aniversário de Manaus terá policiamento e operações de trânsito reforçados

aniversario-manaus-reforço01Órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas e de trânsito realizam, nos próximos dias, operações integradas para garantir uma festa tranquila durante os eventos do aniversário de Manaus. Ao todo, 1,5 mil servidores  atuarão no policiamento ostensivo, polícia judiciária e segurança no trânsito.

As ações foram apresentadas, nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, durante coletiva à imprensa, reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Paulo Roberto Vital, o planejamento dos órgãos, já vem sendo realizado desde o dia 11 de outubro, quando iniciou a programação cultural do aniversário da cidade e também será aplicado no dia 23, no Boi Manaus, na Arena da Amazônia, e no dia 24, no Centro, com o show do cantor Fábio Júnior. “Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R), com o monitoramento de 262 Câmeras de segurança”, destacou Vital.

De acordo com o comandante de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar, coronel Franclides Ribeiro, o perímetro de atuação dos policiais militares abrangerá as áreas internas e externas dos eventos, conforme o nível de segurança. “O policiamento será ampliado para as paradas de ônibus, locais públicos e aglomerações de pessoas. No Centro, todas as ruas próximas da avenida Eduardo Ribeiro recebe são reforço policial, garantindo a segurança das pessoas que irão festejar o aniversário da nossa cidade”, disse.

Reforço nos DIPs – O diretor de Polícia Metropolitana da Polícia Civil, delegado Emerson Negreiros, destaca que haverá reforço no efetivo dos Distritos Integrados de Polícia (DIPs) nas áreas dos eventos. “Vamos garantir o atendimento à população da nossa polícia judiciária em todos esses locais de grande concentração”, disse.

A Polícia Civil vai instalar uma Delegacia Móvel na área da Arena da Amazônia e o 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP) e o 24° Distrito Integrado de Polícia (DIP) são as delegacias que integram a área do Centro da cidade, onde o show será realizado no dia 24 (sexta-feira). Cerca de 150 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães estarão em todas as delegacias da cidade durante 24 horas para registros de Boletins de Ocorrência. O 10° DIP e o 12° DIP, no entorno da Arena da Amazônia também deverão receber reforço especial por conta do encerramento das festividades do Boi Manaus 2014, na quinta-feira, dia 23.

Também haverá policiais civis nas delegacias de base do CIOPS e CICC e policiais do Grupo de Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) também integram o efetivo, assim como a perícia e o Instituto Médico Legal (IML).

Blitze e interdições no trânsito – O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) reforça a fiscalização da Lei Seca, como forma de prevenir acidentes de trânsito. O Detran-AM também  vai desenvolver ações educativas no trânsito orientando os motoristas para as boas práticas no volante.

O chefe de Controle e Gestão do Manaustrans, Antônio Costa Neto, destacou algumas interdições de vias que irão ocorrer por conta dos eventos. Na Constantino Nery, no dia 23, a interdição irá ocorrer a partir das 15h, no sentido bairro-Centro, somente na área em frente à Arena, como é feito durante os dias de Jogos. “Caso haja necessidade de ampliar a interdição, a Manaustrans também está com sua capacidade operacional preparada, conforme a concentração do público na chegada e na saída”, disse. Durante toda a sexta-feira a avenida Eduardo Ribeiro, entre a 7 de Setembro e a Saldanha Marinho, estará interditada.

Programação especial de eventos – De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, a Prefeitura de Manaus está oferecendo uma grande programação para o aniversário de Manaus. “Já iniciamos com o Boi Manaus na zona leste, tivemos a programação na Ponta Negra, e teremos ainda o Boi na Arena da Amazônia e fechando com o cantor Fábio Jr, na Eduardo Ribeiro. Uma grande programação que foi preparada para a população”, disse.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here