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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a fabricante brasileira de aviões Embraer farão um estudo detalhado sobre a possibilidade de o 5G, a quinta geração de telefonia móvel, interferir nos sistemas de navegação de aviões no país .

Há uma suspeita de que seria possível uma interferência do sinal do 5G nos sistemas de aproximação de aeronaves de aeroportos, o que poderia reduzir a segurança das operações, particularmente aterrissagens guiadas por aparelhos.

A preocupação está nos altímetros que operam por rádio nas aeronaves e que usam frequências próximas às usadas pelo 5G.

Trata-se dos equipamentos que calculam a distância exata do avião em relação ao solo, usados especialmente em operações de pouso por instrumentos, quando o piloto não tem visibilidade total da pista, para evitar acidentes e colisões. Frequências são como avenidas por onde transitam dados.

Recentemente, operadoras de telefonia dos Estados Unidos seguiram o mesmo caminho, adiando uma nova faixa do 5G temendo pela segurança dos voos.

*Com informações da Agência O Globo