Amazonense deve ser executado neste sábado (17)

Marco Archer
Marco Archer foi preso por levar mais de 13kg de cocaína  numa asa delta
Marco Archer foi preso por levar mais de 13kg de cocaína nos tubos de uma asa delta

Da Redação – O amazonense Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, que está preso na Indonésia desde 2003 por tráfico de drogas tem execução prevista para acontecer neste sábado (17), às 13 horas (horário de Manaus). Todas as tentativas legais e diplomáticas foram realizadas, porém não surtiram efeito. A única esperança é o presidente Widodo mudar de idéia e num ato humanitário dar clemência.

O advogado de Archer, Utomo Karim, esteve com ele na cela de isolamento, quarta-feira (14), e disse que o brasileiro está em estado de choque, triste e com medo. Marco disse ainda que não quer morrer. O preso chegou a pensar que a execução seria na quarta e entrou em pânico, segundo Karim.
Clemência à Arabia Saudita
Apesar de ter negado todos os pedidos de clemência do Brasil, o governo da Indonésia empenha esforços para evitar que a Arábia Saudita execute a indonésia Satinah Binti Jumadi Ahmad, que está no corredor da morte daquele país desde 2010, pela morte e roubo de seu empregador, de acordo com a Human Rights Watch (HRW), uma organização internacional não governamental que realiza pesquisas sobre direitos humanos.
Brasileiros presos no exterior
Pelo menos outros 962 brasileiros estão detidos no exterior por tráfico ou porte de drogas, de acordo com o Itamaraty. O número, atualizado em 31 de dezembro de 2013, representa 30% dos 3.209 brasileiros em prisões fora do país.
A execução
Na Indonésia, a execução é feita por fuzilamento. Doze soldados atiram com rifles no peito do condenado, porém apenas duas armas são carregadas: os carrascos não sabem quem fez o disparo fatal. Caso a pessoa sobreviva, é disparado tiro na cabeça. (Roberto Brasil com informações agências de notícias)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here