Amazonas reforça ações de combate ao câncer de mama e colo uterino

Políticas públicas com participacao da sociedade vão possibilitar a redução dos altos índices da doença no AM, afirmou José Melo
Políticas públicas com a participação da sociedade vão possibilitar a redução dos altos índices da doença no AM, afirmou José Melo

Os 61 municípios do interior do Amazonas vão fortalecer as ações de combate ao câncer de mama com o pleno funcionamento dos mamógrafos nas unidades hospitalares, até março de 2014. O anúncio foi feito pelo vice-governador, José Melo, durante o lançamento oficial campanha Outubro Rosa, nesta terça-feira (1º), na Ponta Negra, zona oeste de Manaus, onde também estiveram presentes representantes de ONGs e movimentos sociais ligados à causa além de autoridades locais.

O município de Parintins (a 363 km de Manaus) já possui um mamógrafo funcionando regularmente e mais dez equipamentos já estão em fase de instalação em outros dez municípios, explicou José Melo. O vice-governador destacou que o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus, estabeleceu diversas ações para combater tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero.

“Temos várias ações de prevenção para combater esse problema que aflige as mulheres amazonenses, como a vacina contra o HPV e a instalação de mamógrafos em todos os municípios do Estado. Essas políticas públicas com o envolvimento de toda a sociedade vão trazer o êxito com relação à redução dos altos índices dessa doença em nosso Estado”, comentou José Melo.

Melo destacou a parceria Governo do Estado e Prefeitura de Manaus com ações para combater tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero
Melo destacou a parceria Governo do Estado e Prefeitura de Manaus com ações para combater tanto o câncer de mama quanto o de colo de útero

A mobilização, que possui o apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama do Estado, Nejmi Aziz, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo uterino.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Wilson Alecrim, no Amazonas, foi acrescentada ao tema, no decorrer dos anos, a prevenção ao câncer de colo uterino, uma vez que o Estado está entre os que apresentam as maiores taxas de incidência no País. No caso do Amazonas, o cuidado é redobrado, já que a capital, Manaus, é a que possui a maior quantidade de casos para cada 100 mil habitantes no Brasil.

Este foi um dos motivos que, frisa Alecrim, levou o Governo do Estado a disponibilizar gratuitamente na rede pública de saúde, de forma pioneira no País, a vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), vírus responsável por mais de 90% dos casos de câncer de colo uterino no mundo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here