Amazonas conquista três ouros e uma prata no último dia dos Jogos Escolares da Juventude 2013

O futsal femininodo Recanto do Sol conquistou o título inédito
O futsal feminino do Recanto da Criança conquistou o título inédito

Três ouros e uma prata. Este foi o saldo da delegação do Amazonas neste sábado, 14 de setembro, último dia de disputas dos Jogos Escolares da Juventude, etapa infantil (12 a 14 anos), em Natal. Pela primeira vez na história da competição estudantil, o Estado conquistou os títulos coletivos no futsal feminino, voleibol feminino e handebol masculino, além da prata no basquetebol feminino.

Com o resultado, o Amazonas fechou a maior competição estudantil do Brasil com a marca recorde de 11 medalhas: sete de ouro, uma de prata e três de bronze.

No futsal, as meninas do Recanto da Criança deram um show de bola e venceram a Escola Marechal Rondon (Rondônia) por 7 a 2. Foi a primeira vez que um time de futsal amazonense conquistou o torneio feminino dos Jogos Escolares da Juventude. “Viemos aqui com esse objetivo que era conquistar esse título brasileiro inédito”, disse o técnico campeão Reinaldo Thompson.

No voleibol feminino, a conquista veio com muita emoção. A Nilton Lins venceu o Instituto Cuiabano (Mato Grosso) por 3 sets a 2. Além do título, o time amazonense emplacou a estudante-atleta Danielle Menezes Rodrigues na seleção brasileira escolar.

O handebol masculino de Coari também escreveu seu nome na história dos Jogos Escolares da Juventude. Diante do Colégio Salesiano (Sergipe), o representante do interior do Amazonas mostrou toda sua técnica e venceu a partida por 24 a 14.

Formada por 177 pessoas, a delegação recebeu passagens aéreas do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), e recebe suporte de técnicos da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

Os Jogos Escolares da Juventude Natal 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura Municipal de Natal.

QUADRO DE MEDALHAS DO AMAZONAS

7 OUROS

Tacila Lopes da Silva (E.M. Firme na Fé), luta olímpica, categoria pesado

Felipe Araújo de Santana (E.E. Dom Milton Corrêa), luta olímpica, categoria médio

Maria Regina Harumi Taba (Colégio Dom Bosco), judô, categoria leve

Pedro Henrique Nunes Rodrigues (E.E. Thomaszinho Meirelles/Parintins), atletismo, prova do lançamento do dardo

Recanto da Criança (futsal feminino)

Nilton Lins (voleibol feminino)

E.M. Domingos Agenor Smith, de Coari-AM (handebol masculino)

1 PRATA

C.E. La Salle (basquetebol feminino)

3 BRONZES

Greyce Kelly Monteiro da Silva (E.E. Manoel Rodrigues de Souza), judô, categoria pesado

Risonildo Silva Castro Júnior (Instituto Batista Ida Nelson), judô, categoria meio pesado

Luta olímpica por equipes com os atletas Ketellen Regina Nascimento, Tacila Lopes da Silva, Higor Lincoln Gomes Martins, Daniel Patrick Santos de Souza e Felipe Araújo de Santana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here