Amaturá e Coari recebem apoio da Aleam para atualizar leis municipais

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu na quinta-feira (2), os presidentes das câmaras municipais de Coari (a 363 km de Manaus), Keitton Pinheiro (PTB) e de Amaturá (a 909 km de Manaus), Jesus Nazareno Carvalho (PSDB). Eles estiveram na Aleam para fechar parceria com o Centro de Cooperação Técnica do Interior (Ccoti) para atualização das Leis Orgânicas dos Municípios e dos Regimentos Internos das Câmaras Municipais, que segundo eles “estão completamente defasadas”.

Os presidentes dos Legislativos municipais receberam do diretor do Ccoti/Aleam, Paulo Radin, um CD contendo a matriz da Lei Orgânica e do Regimento Interno para que os vereadores façam as adequações necessárias para a reformulação dos textos atuais. Para que isso aconteça, as câmaras municipais devem criar uma comissão revisora. “A Lei Orgânica de Amaturá foi elaborada em 1994 e o Regimento Interno da Câmara em 1997, portanto, completamente defasadas em relação às leis atuais”, observou o vereador Jesus Nazareno, de Amaturá.

Os técnicos do Ccoti, Socorro Siqueira e Anderson Schroder, explicaram aos vereadores que, após a instalação das comissões revisoras, devem ser realizadas pelo menos duas audiências públicas, convidando a sociedade para debater as mudanças nas leis. “Após as consultas populares vamos realizar novos encontros para concluir o processo de atualização das leis”, disse Keitton Pinheiro.

Os dois presidentes conversaram com a gerente de Informática da Aleam, Milene Oliveira, com vistas a iniciar a construção da página das Câmaras Municipais que serão abrigadas no site da Aleam. A finalidade é dar transparência ao trabalho realizado pelos vereadores e, com isso, facilitar a comunicação com a sociedade e divulgação das resoluções tomadas. Para alimentar as páginas, os servidores vão passar por um treinamento de capacitação na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here