Aumento de casos foi divulgado pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, através de redes sociais. (Foto: Divulgação)

O número de casos confirmados da variante ômicron no Amazonas subiu para 22, nesta segunda-feira (10). O aumento no número de infectados foi divulgado pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, através de redes sociais.

O primeiro registro de infecção pela variante da Covid-19 no estado foi confirmado pelos órgãos de saúde no dia 4 de janeiro.

Na ocasião, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), informou que primeiro caso confirmado foi de uma mulher, de 27 anos, que chegou em Manaus após uma viagem a Fortaleza, com sintomas gripais.

Na publicação, Anoar Samad informou que mais de 100 mil manauaras ainda não tomaram nenhuma dose de vacina, que mais de 500 mil amazonenses ainda não tomaram a segunda dose e fez um apelo para que a população se imunize e siga as medidas de prevenção.

“Procurem logo uma unidade de suas prefeituras. Em Manaus ainda temos o sambódromo e a carreta da vacinação. Vacinem-se, usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evitem aglomerações”, disse o secretário na publicação.

Medidas de prevenção

Na ocasião que o primeiro caso da variante foi confirmado, a FVS-AM reforçou a necessidade de adesão às medidas de prevenção não farmacológicas, como uso de máscaras, evitar locais fechados e pouco ventilados e adotar medidas de distanciamento social e de etiqueta respiratória, além da higienização das mãos.

O órgão também informou que o Amazonas mantém os Postos de Triagem (realização de testes diagnósticos para COVID-19) nos portos, aeroportos e rodoviária na capital e nos municípios do interior.

A FVS-AM pede que os viajantes que retornaram de países e estados brasileiros onde foram identificados casos da variante Ômicron, informem sua chegada ao CIEVS Estadual através dos contatos de telefone: (92) 3182-8932 e e-mail: [email protected].

Outra recomendação é que seja realizado o exame diagnóstico e mantido, em casos positivos de Covid-19, o isolamento social por 14 dias. (G1)