AM conquista novamente a 1ª colocação geral no Campeonato Brasileiro de Judô – Regional I

Foto: Tácio Melo/Sejel
Foto: Tácio Melo/Sejel

Após conquistar 63 medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô – Regional I, o Amazonas garantiu, mais uma vez, o 1º lugar na colocação geral da competição. O evento, que foi realizado no período de 27 a 29 de abril (sexta, sábado e domingo), na Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), zona centro-sul de Manaus, foi organizado pela Federação Amazonense de Judô (Fejama) e coordenado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Aproximadamente 500 atletas passaram pela competição na capital, que reuniu sete Estados das regiões Norte e Nordeste do país. De acordo com o diretor técnico da Fejama, David Azevedo, esse foi um grande resultado para o Amazonas. “Esse ano, o bicampeonato no quadro geral teve um gosto ainda melhor. Em 2017, tivemos a oportunidade de realizarmos esse feito no Pará, mas esse ano, a conquista foi ‘dentro de casa’ e isso é satisfatório, porque mostra o empenho de cada clube e de cada atleta com a modalidade, uma vez que independentemente da quantidade de inscritos, só alcança os mais altos lugares do pódio quem tem determinação para isso”, destacou.

O secretário da Sejel, Manoel Almeida, parabenizou os atletas pelo resultado. “Estamos aqui para apoiar efetivamente o esporte. Principalmente os tradicionais, como o judô, que tem crescido bastante não apenas no estado, mas no mundo todo. A Sejel parabeniza todos os atletas que participaram desta competição, em especial os judocas amazonenses, que mostraram garra e determinação ao representar bravamente nosso estado diante desta competição tão importante que é o Campeonato Brasileiro de Judô. Da mesma forma saúdo os professores, pela dedicação e empenho em ensinar essa arte magnífica aos nossos judocas amazonenses”, afirmou.

Com a participação de estados do Norte e Nordeste do país como Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Maranhão, Piauí e Ceará, foram realizadas disputas nas classes sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, tanto no gênero feminino quanto no masculino. Para os inscritos no sub-18, sub-21 e sênior, o resultado somou pontos no ranking nacional da modalidade, já os medalhistas do sub-13 e sub-15 estão automaticamente classificados para o torneio em sua etapa nacional.

Campeão – Atleta da Seleção Brasileira de Base, o faixa marrom da Fort Judô Clube, Filipe Filho, de 16 anos, conquistou medalha de ouro na competição, na classe Sub-18, categoria Meio-médio (-73kg) e é uma das promessas do judô amazonense. Em dezembro de 2017 ele conquistou a terceira colocação na seletiva nacional da modalidade, realizada na cidade de Porto Alegre (RS), e obteve ainda o segundo lugar no Meeting de Base Sub-18, ocorrido em fevereiro deste ano, em São Paulo (SP).

“Fiz três lutas nesta competição e a final foi, com certeza, a mais difícil. Com esse resultado, fico em primeiro no ranking nacional Sub-18 e já estou classificado para a etapa final do brasileiro. Minha preparação agora será para essa fase nacional. Também pretendo disputar o Circuito de Judô na Polônia, já que tenho vaga com os resultados obtidos no ano passado em minha categoria”, afirmou.

Dobradinha – A judoca Thalia Castro, de 17 anos, fechou com chave de ouro a competição e garantiu duas medalhas de ouro nas classes Sub-18 e Sub-21, nas categorias Meio-Leve e Superligeiro, respectivamente. Em 2017, a atleta da academia La Salle, alcançou dois terceiros lugares no Pará, nesta mesma competição.

“Ao todo foram seis combates bastante duros em ambas as categorias. Meus treinamentos foram intensos e o meu sensei, Ronald Cardoso, estava sempre preocupado com meu rendimento e não me deixava faltar nenhum treino. Isso foi fundamental em minha preparação, pois foi assim que consegui alcançar meus objetivos. Hoje tenho o prazer de dizer que todos os nossos esforços valeram à pena, mas a luta continua, rumo ao nacional”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here