Alunos indígenas conhecem Manaus pela primeira vez e visitam parque temático

(Foto: Altemar Alcantara/Semcom)

Uma viagem de quase uma hora e meia pelas águas do rio Negro até chegar à capital. De um cenário conhecido e repleto de belezas naturais para vivenciar um mundo novo de experiências, assim começou na sexta-feira, 5/4, para um grupo de alunos da Escola Indígena Municipal Kanata T-Ykua, da comunidade Três Unidos. Pela primeira vez, eles vieram a Manaus para visitar um parque temático.

A iniciativa pedagógica foi resultado de uma parceria viabilizada pela Prefeitura de Manaus com o Amazonas Shopping. Alunos da educação infantil e do ensino fundamental, com idades entre 5 e 13 anos, conheceram o parque Pica-Pau, que dispõe de realidade aumentada, arvorismo e pula-pula.

Segundo a secretária municipal de Parceria e Projetos Estratégicos (Semppe), Maria Josepha Chaves, responsável pela parceria público-privada, foi uma oportunidade única para as crianças da educação indígena. “A maioria dos alunos nunca teve a chance de vir à cidade, conhecer o shopping e usufruir de atrativos especiais que a administração do centro de compras deixou à disposição da prefeitura. A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, ao criar a Semppe, foi justamente para ter um poder público muito unido à iniciativa privada, gerando uma série de parcerias e alternativas. Podemos ver no rosto dos estudantes uma alegria que é até difícil de descrever”, destacou.

(Foto: Altemar Alcantara/Semcom)

E quem contou um pouco desse sentimento de felicidade foi a aluna Tauana Cruz, 11 anos, que não perdeu sequer um minuto de diversão. “É a primeira vez que eu venho no shopping e estou muito emocionada. Brinquei em todos os brinquedos e quando chegar em casa vou contar para minhas irmãs. Conheci o shopping e achei muito divertido tudo isso”, disse a menina que cursa o 6º ano do ensino fundamental.

A secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, disse que a atividade também se transforma em uma oportunidade de reflexão. “É sempre uma questão para a se refletir, porque é uma oportunidade das comunidades virem para a cidade e poderem pensar como se dá essa relação do campo com a floresta e com a cidade. O shopping é um símbolo da cidade moderna e nos inquieta pensar como as pessoas que vivem nessa realidade veem as pessoas que vivem nas comunidades rurais e indígenas, com os mesmos direitos assegurados. A educação tem um papel muito importante de conscientizar a população a respeito desses direitos iguais”, avaliou.

Para o gerente de Marketing do Amazonas Shopping, André Carrapico, é de grande importância a construção dessa parceria com a prefeitura. “Foi uma união para oferecer diversão gratuita a crianças que não podem ou que têm algum tipo de dificuldade em ter entretenimento na vida. O Amazonas Shopping tem uma obrigação de ter a parte social bem engajada no seu posicionamento, então, ficamos super felizes em receber essas crianças aqui”, comemorou, lembrando ações realizadas no passado. “No Natal passado, fizemos uma ação muito bacana com as crianças vindo conhecer o Papai Noel e algumas delas nunca tinham vindo ao shopping. Esperamos que essas ações continuem, pois ficamos muito felizes em trazer felicidade para essas crianças e contamos com a prefeitura para manter esse tipo de iniciativa”, finalizou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here