Aleam sedia o 2º Encontro de Conselheiros Tutelares

O Auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), sediou nesta quarta-feira (7) o segundo dia de palestras e debates do 2º Encontro de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e Demais Atores do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes do Estado. O evento é realizado pelo Fórum Estadual dos Conselheiros Tutelares do Estado do Amazonas (Fectam).

Com o tema “Aprender e Conhecer: Prática de Conselheiros Tutelares”, o objetivo do evento é proporcionar aos conselheiros tutelares o entendimento sobre as suas verdadeiras atribuições e a forma correta de atuar em seu município. “Como zeladores dos direitos de crianças e adolescentes, os conselheiros precisam entender suas responsabilidades e saber como agir sempre que ocorrer uma ameaça ou violação dos direitos desse público”, declarou o presidente da Fectam, Erivelt Sabino.

O encontro reúne conselheiros tutelares de 51 municípios do Amazonas e iniciou os debates terça-feira (6) e encerra sexta-feira (9). Nesta quarta-feira (7), aconteceu a palestra “Os direitos fundamentais de crianças e adolescentes à luz do Estatuto”, proferida pelo pedagogo e representante do Estado do Pará no Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares (FCNCT), Sérgio Rodrigues Borges.

Em seguida, o advogado e conselheiro tutelar do município de Jundiaí (SP), Reinaldo Balbino, falou sobre o sistema de garantia de direitos, quais são esses órgãos que atuam ou deveriam atuar, em conjunto com os conselhos tutelares sempre que houver uma violação de direitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here