Aleam realiza sessão especial em homenagem ao Dia do Professor

aleamarelaAcontece às 11h desta quarta-feira (15), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Sessão Especial em homenagem aos profissionais da educação pela passagem do ‘Dia dos Professores’.  O deputado José Ricardo Wendling (PT) propôs a homenagem por acreditar que o professor é o grande responsável pela formação e pelo crescimento social da população, e que, mesmo com baixos salários, trabalhando em escolas sem estrutura adequada e ensinando em livros nem sempre atualizados, eles desempenham suas atividades com dedicação e compromisso.

Para o parlamentar, a educação é o principal caminho de  desenvolvimento social e cultural de uma nação. É por meio dela, que se formam cidadãos capazes de construir uma sociedade em que todos tenham direitos e oportunidades. “E o professor é o instrumento fundamental deste caminho”, destacou. De acordo com o Instituto Nacional de Educação e Pesquisa (Inep), com os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Programa Internacional de Avaliação do Estudante (Pisa), o Estado do Amazonas está entre os menores índices de avaliação.

Dessa forma, avaliou José Ricardo, o baixo desempenho do Amazonas confirma a necessidade urgente de projetos que viabilizem propostas para melhorias na área de educação, como a valorização dos profissionais da educação, a diminuição da taxa de evasão escolar (atualmente em 11,6%, só no ensino médio), estrutura física com condições dignas de ensino e aprendizagem, evitando assim a superlotação nas salas de aula.

Foram convidados para participar da Sessão Especial, dentre outros órgãos e entidades: Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Conselhos Estadual e Municipal de Educação do Amazonas e representantes de professores das redes estadual e municipal de ensino, além das instituições de ensino superior.  

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here