ADS realiza primeira ação da campanha Outubro Rosa na Feira do CIGS

ads-cigs01No último sábado (11), a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) lançou a campanha Outubro Rosa na Feira, em parceria com a Secretaria executiva de Políticas para Mulheres. O objetivo é divulgar ações da SEPM e informações importantes para a saúde da mulher e de prevenção ao câncer de mama.

No Stand da Mulher, as pessoas que foram ao CIGS no sábado puderam conhecer ações da SEPM, que é ligada à Casa Civil, bem como ações de parceiros, como o programa Ronda Maria da Penha, lançado pela Polícia Militar no dia 30 de setembro, que tem atribuição de prevenir casos e proteger vítimas de violência doméstica.

ads-cigs02Para a secretária executiva de Política para Mulheres, Ana Beatriz Moutinho Breval, a parceria entre a SEPM e ADS é importante no sentido de unir forças na divulgação de informações importantes para as mulheres. “Estou achando ótima a parceria. Neste primeiro dia já conseguimos conversar com muitas mulheres e percebemos que elas estão absorvendo as informações passadas, sobre a rede de proteção à violência doméstica, os locais de atendimento à mulher, além dos cuidados com a saúde, em especial, a prevenção ao câncer de mama. E o melhor é que aqui (na feira) alcançamos consumidoras e produtoras rurais, que vão levar o conhecimento para as suas comunidades,” ressaltou Ana Beatriz.

A artesã Rosi Santarém também aprovou a campanha. “É uma excelente ideia, já que tem uma grande passagem de gente por aqui. Além de informar os próprios feirantes disso tudo”, afirmou ela.

ads-cigs03No local, havia também um ponto de vendas de artigos confeccionados por mulheres com câncer que fazem parte do Centro de Integração Amigas da Mama (CIAM). Para Joana Mazulo, que teve câncer de mama há 20 anos e desde lá trabalha no Centro, a feira é mais uma oportunidade de levar às mulheres esclarecimentos importantes, como a lei dos 60 dias, ela garante que pacientes com câncer iniciem o tratamento pelo SUS 60 dias após o diagnóstico. “Nós estamos aqui para esclarecer os direitos dos pacientes, mas acima de tudo as formas de prevenção e quando se deve procurar ajuda médica”.

A funcionária pública Dilcélia Ortiz também passou no stand no sábado. Ele é um exemplo de mulher que descobriu o câncer de mama, fez tratamento e hoje ajuda a divulgar a campanha, apesar de dizer que não tem tanto tempo assim desde o ao passado, mas por um bom motivo: o nascimento do primeiro filho, 8 anos depois de ter tido o câncer de mama. “Apesar de ter feito a mastectomia de um lado, ainda assim pude amamentar o Mateus, uma verdadeira vitória para mim. Hoje me dedico a ele, mas vou voltar a trabalhar pela causa”, disse ela.

ads-cigs04O presidente da ADS, Miberwal Jucá, esteve no lançamento da campanha e parabenizou a parceria entre ADS, SEPM e CIAM e declarou que a Agência apóia as atividades de divulgação de informações importantes a toda sociedade. “Parabéns pela iniciativa e, desde já, afirmo que a ADS está de portas abertas para vocês e para ações como esta”, garantiu Miberwal.

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