Acordo de cooperação da Ufam em Coari

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, prefeito de Coari, Adail Pinheiro Jr., e vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, no ato da assinatura do Acordo de Cooperação
Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, prefeito de Coari, Adail Pinheiro Jr., e vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, no ato da assinatura do Acordo de Cooperação

Numa resposta rápida às necessidades de melhoria de funcionamento do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas, campus Coari, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, assinou, juntamente com o prefeito da cidade, Adail Pinheiro Filho, e a vice-prefeita, Mayara Pinheiro, o Acordo de Cooperação nº 001/2018. O documento estabelece o acesso acadêmico à rede de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para discentes e docentes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem.

Por meio desse acordo, professores e estudantes da área de saúde do ISB terão aulas práticas, estágios curriculares e preceptoria, que são estipulados na matriz pedagógica dessas graduações, aliando atividades de ensino, pesquisa e assistência à população local. Além dos cursos da área da saúde, o ISB mantém Licenciaturas em Ciências: Matemática e Física e Ciências: Biologia e Química, e o Bacharelado em Biotecnologia.

Acordo

O documento tem vigência de 72 meses a contar da assinatura e não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes. À Prefeitura de Coari caberá o fornecimento do material hospitalar e a disponibilização de instalações e equipamentos a serem utilizados nas unidades de saúde da rede, durante a realização das aulas.

Da mesma forma, está previsto no acordo que a PMC também deverá ceder, por oito horas semanais, os profissionais médicos que desejarem ministrar aulas nos cursos do ISB/Ufam.

O reitor, professor Sylvio Puga, declarou que o Acordo de Cooperação Técnica inaugura uma nova fase na parceria entre a Universidade e a PMC.

“Todos os cursos serão contemplados nas ações, permitindo a discentes, docentes e técnico-administrativos da Instituição, a participação em atividades integradas e articuladas, no âmbito da extensão, pesquisa e atividades de campo. É um passo significativo e de fortalecimento dessa parceria com a PMC”, afirmou.

O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, disse que o Acordo é um grande passo para aprofundar as relações institucionais e reafirmou seu compromisso com todas as Unidades Acadêmicas do Interior.

O prefeito de Coari, Adail Filho, manifestou sua satisfação em firmar o Termo de Cooperação Técnica. “Para nós, é de grande valia manter essa relação de cooperação com a Universidade. A Ufam foi a primeira a se instalar em Coari, ainda na década de 1970, ou seja, há mais de 40 anos”, frisou.

A vice-prefeita municipal, Mayara Pinheiro, considerou o acordo como estratégico. “Dessa forma, vamos ampliar as ações conjuntas entre a Ufam e a PMC”, vislumbrou.

Diálogo

Acompanhado do vice-reitor, professor Jacob Cohen, da prefeita do Campus Universitário (PCU), a arquiteta Carmem Silvia Viana, da coordenadora do curso de Medicina, professora Ione Brum, o reitor participou da Assembleia com discentes de todos os cursos do ISB/Ufam. O compromisso se deu ao longo da manhã do sábado (17), em que o representante da Administração Superior recebeu as demandas apresentadas e procederá ao atendimento das mesmas em escalas de curto, médio e longo prazos, a fim de equacioná-las.

Com os discentes, a comitiva da Reitoria se reuniu e agendou retorno ao campus no próximo dia 20 de abril, com vistas a avaliar os resultados dos primeiros 30 dias dos encaminhamentos enumerados no Termo de Cooperação entre Ufam e a PMC.

Vistoria

Na oportunidade, a comitiva da Reitoria esteve no local em que vem sendo erguida a estrutura onde irão funcionar os cursos da área de saúde do ISB. O empreendimento já possui os quatro pavimentos construídos, onde serão alocados auditórios, bibliotecas, auditório de telessaúde, laboratórios, áreas administrativas, 11 salas de aulas, salas de leitura, entre outros ambientes. A área construída soma mais de 4.400 metros quadrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here