Ações de prevenção ao câncer devem atingir mais de 200 mil pessoas no AM

A adoção de hábitos saudáveis reforçam a prevenção ao câncer
A adoção de hábitos saudáveis reforçam a prevenção ao câncer

A programação voltada à conscientização e prevenção do câncer, a ser desenvolvida pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), este ano, deve atingir diretamente, pelo menos, 200 mil pessoas no Estado, com ações voltadas para a capital e o interior, conforme dados do Departamento de Prevenção e Controle do Câncer (DPCC) da instituição. “Contudo, este número pode ser bem maior se as ações contarem com o engajamento e o apoio da sociedade”, informou o diretor-presidente da instituição, Edson de Oliveira Andrade.

De acordo com a chefe do DPCC e coordenadora de atenção oncológica do Estado, enfermeira Marília Muniz, a ideia é fortalecer as campanhas educativas, chamando cada vez mais a atenção da população para a importância da adoção de hábitos saudáveis que reforcem a prevenção ao câncer.

Esse número pode ser bem maior se as ações contarem com o engajamento e o apoio da sociedade, segundo Edson Andrade
Esse número pode ser bem maior se as ações contarem com o engajamento e o apoio da sociedade, segundo Edson Andrade

“Pretendemos alertar a população sobre os fatores externos de risco do câncer, principalmente, no que diz respeito ao tabagismo, ao HPV (Papilloma Vírus) – principal responsável pela ocorrência de neoplasias malignas no colo uterino no mundo –, entre outros, reduzindo assim a mortalidade e incidência da doença no Amazonas. Para tanto, apostaremos na ampliação das campanhas educativas”, destacou.

Entre as ações programadas para 2014, está a alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março em todo o País, e cuja a agenda de atividades já está sendo elaborada. Estão confirmadas ações em frente ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa (Centro de Manaus), no horário da manhã, com distribuição de flores naturais e kits educativos com informações sobre os principais tipos de câncer incidentes no Amazonas; e na sexta-feira que antecede a data, haverá visita aos leitos da FCecon por uma equipe de profissionais do DPCC, no intuito de promover a sensibilização de pacientes em tratamento na unidade hospitalar e acompanhantes.

"Pretendemos alertar a população sobre os fatores externos de risco do câncer", destacou Marília Muniz
“Pretendemos alertar a população sobre os fatores externos de risco do câncer”, destacou Marília Muniz

Ainda na sexta-feira, em frente à sede da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), órgão ao qual a FCecon é vinculado, uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levará uma carreta da mulher ao local – avenida André Araújo, Aleixo -, para a realização de exames de mamografia e coleta de preventivo em mulheres que passarem pelo local. Outras atividades devem ser confirmadas na semana do evento.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here