Trânsito

Ação educativa visa conscientizar motoristas sobre o respeito à faixa de pedestre

ação educativa para conscientizar motoristas sobre o respeito à faixa de pedestre. FOTO: Arnoudo Andrade / IMMU

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 3/9, mais uma ação educativa “Atravesse na Faixa”, que faz parte do programa “Educação para o Trânsito”. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) promoveu a atuação nas imediações de uma faixa de pedestre da avenida Grande Circular, na zona Leste. Com faixas e distribuição de material educativo, os servidores abordaram condutores, pedestres e ciclistas sobre a importância de respeitar a faixa de pedestre.

De acordo com a chefe da Divisão em Educação para o Trânsito, Jaqueline Cardoso, a iniciativa é bem recebida, tanto por pedestres quanto por condutores. “Estamos promovendo o ‘Atravesse na Faixa’ em vias em que a população mais solicita esse tipo de apoio, por isto a intensificação na avenida Grande Circular. E verificamos que a ação é elogiada pelos condutores, que apontam haver motoristas que não respeitam a faixa. Em relação aos pedestres, estes também agradecem, uma vez que relatam dificuldades em atravessar a via”, frisou.

Jaqueline ainda destacou que o projeto também foca ações voltadas aos ciclistas. “Estamos atendendo ainda a campanha do Denatran, o Departamento Nacional de Trânsito, que, durante o mês de setembro, está com o lema ‘Pedestre e ciclistas: ver e ser visto’”, ressaltou.

Para a fotógrafa Thais Waughan, 30, que também é ciclista, a ação é muito boa porque os veículos passam a respeitar mais a faixa de pedestre. “Com bicicleta parece que fica pior ainda. Moro próximo à Grande Circular e sinto essa dificuldade na pele, mesmo quando fazemos sinal para parada, é difícil os carros pararem”, disse.

Durante todo o mês de setembro já estão previstas várias ações educativas voltadas ao pedestre e trânsito em geral. O setor de Educação segue planejamento com cronograma de ações, que visam orientar e conscientizar sobre o respeito no trânsito.

Deixe um comentário